primavera arabe

Páginas: 7 (1723 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
FACI
FACULDADE IDEAL







PRIMAVERA ÁRABE











BELÉM-PA
2014
Introdução.
A primavera árabe foi uma manifestação popular no final de 2010 que proporcionou grandes repercussões no mundo, e no cenário político. Apesar do nome sugestivo não aconteceu na primavera, faz uma analogia a Primavera de Praga de 1968, foi marcada por grandes revoltas em busca dos direitosfundamentais do qual uma sociedade necessita para sobrevive, como melhores condições de trabalho, de vida, democracia e etc. Ocorreu no Oriente Médio e mais especificamente com inicio no norte de África na Tunísia. Estas manifestações mostram a força do povo para a escolha de seus governantes, uma virtú que segundo Maquiavel, é a capacidade de homem realizar mudanças,haja vista que numa democraciadesejada, o seu representante é escolhido pelo povo para o povo.
Houve revoluções na Tunísia e Egito, uma guerra civil na Líbia, grandes protestos na Argélia, Bahrein, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iêmen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Marrocos, Arábia Saudita e Sudão. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil e o uso de mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube,para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por parte destes Estados. (TAHA, 2013)

Breve histórico sobre a Primavera Árabe.
A Primavera Árabe foi um dos maiores movimentos de protestos popular dos últimos temposiniciou-seno final de 2010, mais especificamente no norte da África na Tunísia. Segundorelatos o fato que impulsionou as manifestações naquele ano, foi o ato de um jovem tunisiano chamado Mohamed Bouazizinuma atitude desesperada,revoltado com a sua situação financeira, e a repressão do governo ditador,pôs fogo em seu próprio corpo, como forma de protesto, por melhores condições de vida, trabalho e liberdade, ou seja, pela democracia. A partir deste ato a população se revoltou e osprotestos se espalharam pelo país fazendo com que, o presidente Zeni El Abdine Ben Ali fosse deposto em 14 de Janeiro de 2011, pondo fim a 24 anos de regime ditador.No entanto estava longe do fim deste movimento, logo a onda de protestos seguiu para o Egito acompanhado de longos dias de fúria da população onde Mubarak governava há 30 anos, e devido à intensapressão popular, obrigou-se a renunciar, enão candidatar-se novamente, desfazendo todas as suas alianças políticas,logo em seguida derrubado do cargo, e durante longos dias de julgamento foi condenado à prisão perpétua. Porém devido a complicações de saúde sofre uma parada cardíaca morrendo 17 dias após ter sido condenado a prisão perpétua.
Em seguida a revolta se estendeu à Líbia, onde foi talvez a mais violenta. Muammar Kadhafi, quegovernava o país de forma ditatorial e sem piedade há mais de 40 anos, foi morto pelos rebeldes depois de violentos confrontos entre as forças favoráveis ao ditador e as contrárias. Uma das formas mais extremas de retirada do poder de um déspota pelo povo atualmente através da força popular.
Na Síria, tensão e a instabilidade política ainda permanecemcomo em outros países, os protestos contra ogoverno autoritário começaram pacíficos. No comando desde 2000, Bashar al Assad foi mais autoritário que seu pai, Hafez al-Assad, que ficou no poder quase 30 anos. Bashar combateu de forma violenta os protestos, com bombardeios e tanques de guerra, uma verdadeira guerra civil no país, que já deixou mais de 70 mil mortos e 1 milhão de refugiados. É a guerra mais longa e violenta da Primavera Árabe.  Os ditadores tentaram reprimir e censurar o movimento, mas os rebeldes encontram forças na internet, as redes sociais são utilizadas para organizar e engajar a população e a comunidade internacional. 
Foram derrubados governos na Tunísia, na Líbia, no Egito e no Iêmen. O último foi governado por Ali Abdullah Saleh durante 33 anos, o ditador tentou resistir às manifestações, mas acabou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • primavera arabe
  • A primavera arabe
  • primavera arabe
  • Primavera arabe
  • Primavera Árabe
  • Primavera arabe
  • Primavera árabe
  • Primavera Árabe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!