Primavera árabe

Páginas: 2 (454 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O que é?

Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dospaíses, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

Comoocorreu ou está ocorrendo? A revolução democrática árabe é considerada a primeira grande onda de protestos democráticos do mundo árabe no século XXI. Os protestos, de índole social e, no caso de Túnis,apoiada pelo exército, foram causados por fatores demográficos estruturais,condições de vida duras promovidas pelo desemprego, ao que se aderem os regimes corruptos e autoritários revelados pelo vazamentode telegramas diplomáticos dos Estados Unidos divulgados pelo Wikileaks. Estes regimes, nascidos dos nacionalismos árabes dentre as décadas de 1950 e 1970, foram se convertendo em governosrepressores que impediam a oposição política credível que deu lugar a um vazio preenchido por movimentos islamistas de diversas índoles.

Outras causas das más condições de vida, além do desemprego e dainjustiça política e social de seus governos, estão na falta de liberdades, na alta militarização dos países e na falta de infraestruturas em lugares onde todo o beneficio de economias em crescimento ficanas mãos de poucos e corruptos.

Por último, a profunda crise do subprime de 2008 na qual foi muito sentida pelos países norte-africanos, piorando os níveis de pobreza, foi um detonador para aelevação do preço dos alimentos e outros produtos básicos.

A estas causas compartilhadas pelos países da região se somam outras particulares. No caso da Tunísia, a quantidade de turistas internacionaise, em especial, os europeus que recebia, promoveu maior penetração das ideias ocidentais; ademais, o governo da Tunísia é um dos menos restritivo.

Conseqüências

Ditaduras derrubadas: A onde de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • primavera arabe
  • A primavera arabe
  • primavera arabe
  • Primavera arabe
  • Primavera Árabe
  • Primavera arabe
  • Primavera árabe
  • Primavera Árabe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!