Primavera Árabe

Páginas: 5 (1184 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013
Dentre os vários acontecimento que marcaram o mundo no ano de 2011, um dos mais relevantes e que pode ser capaz de mudar o rumo da história, foi a Primavera Árabe. Um evento que não era esperado por um número muito grande de pessoas se iniciou pelo mundo Árabe e espalhou revoltas contra os governos ditatoriais de várias décadas que se estabeleciam em certos países reprimidos pela falta deliberdade e democracia.
Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos, é um conjunto de princípios e práticas que protegem aliberdade humana. A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. E foi isso que o povo procurou quando se uniram e criaram a revolução.
Uma Revolução é nada mais que um movimento social de massas,cujo principal objetivo é o poder. Poder esse, que por vezes, requer o uso da força e violência, tal como aconteceu na Primavera Árabe. Movimentos como este são exemplos do poder que o povo tem em mãos, poder de lutar pelos seus ideais e pelo futuro de uma nação.
Mohamed Bouazizi, um jovem tunisiano, estava longe de imaginar as consequências do seu ato, quando em dezembro de 2010 ateou fogo aopróprio corpo como sinal de manifestação contra as condições de vida no seu país. Este ato desesperado que culminou com a sua própria morte, foi a tábua de lançamento para o que acabou por ser chamado de “Primavera Árabe”.
Vários países do norte da África assim como do Médio Oriente vivem desde há muito tempo numa situação delicada de repressão. Com governantes ditadores, esses países vivem emconstantes guerras civis e revoltas populacionais reivindicando liberdade. Inspirados no “sucesso” dos protestos na Tunísia, países como o Egito e a Líbia sairam às ruas. Em menos de um ano, as manifestações resultaram na derrubada de três chefes de Estado. Chefes que lideraram com regimes autoritários ao longo de várias décadas em países reprimidos pela falta de liberdade e democracia. Sendo aautoridade o uso legítimo do poder pelo governo, nada legitima que deva ser utilizada em excesso.
Os partidos islâmicos varreram os laicos do poder. Mas, ao contrário do que suponham, a vitória do islamismo político nada tem de antiocidental e serviu para mostrar o quanto os terroristas são frágeis em termos de apoio popular maciço.
A queda destes regimes mudou completamente o mapa político daregião.
Esta revolução democrática árabe é considerada a primeira grande onda de protestos no século XXI. Os protestos, de índole social, apoiada pelo exército, foram causados por fatores demográficos estruturais, condições de vida duras promovidas pelo desemprego, ao que se aderem os regimes corruptos e autoritários. Outras causas das más condições de vida, além do desemprego e da injustiça política esocial dos seus governos, estão na falta de liberdades, na alta militarização dos países e na falta de infraestruturas em lugares onde todo o benefício de economias em crescimento fica nas mãos de poucos e corruptos.
Mas nem só de causas viveu este acontecimento, as consequências foram muitas e ainda hoje se fazem sentir, como o aumento do preço do petróleo. Mas não são apenas políticas estasconseqüências. Mortes e destruição. Os dados ainda são muito confusos e incompletos mas, de acordo com estimativas da ONU, o número de mortos da Primavera Árabe, gira em torno da casa dos 15 mil. Os povos desses países sofrem há meses com a situação caótica e amedrontadora em que vivem. Falta comida, água, energia. As moradias e até cidades inteiras estão sendo destruídas. As condições de vida,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • primavera arabe
  • A primavera arabe
  • primavera arabe
  • Primavera arabe
  • Primavera Árabe
  • Primavera arabe
  • Primavera árabe
  • primavera arabe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!