Pricipios e convenções contabeis

Páginas: 15 (3698 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2011
Princípios e Convenções Contábeis

A contabilidade possibilita aos seus usuários, em especial aos analistas, por intermédio dos demonstrativos contábeis, conhecer a situação de uma empresa, seus bens, direitos, obrigações, e sua estrutura patrimonial em determinada data, permitindo a comparação entre períodos e/ou outras empresas.
Para que haja essa comparabilidade é necessário que oscritérios contábeis utilizados pelas empresas obedeçam a regras técnicas adequadas e padronizadas. Durante séculos, estudiosos e profissionais da contabilidade envidam esforços para traduzir essa necessidade em princípios, normas, postulados, auxiliando os usuários da contabilidade na
Utilização de todo o seu arcabouço de informações. A Contabilidade é a língua universal dos negócios.

PrincípiosFundamentais de Contabilidade

Base Legal
Os princípios fundamentais de contabilidade brasileiros encontram-se regulamentados pela Resolução CFC 750 de 29 de dezembro de 1993, que destaca em seu art. 1º, a obrigatoriedade da utilização destes princípios, bem como em caso concreto do registro das transações deve prevalecer a essência sob a forma, isto é, se houver diferença significativa entre a formajurídica e sua essência econômica, esta última deverá ser privilegiada.
Conceito de Princípios Contábeis
Princípios são os padrões técnicos e práticos aplicados. No caso da contabilidade são os princípios que regulamentam, ou certificam, a maneira como a contabilidade é aplicada, ou seja, feito os lançamentos. “Representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidadeconsoante o entendimento predominante no universo científico e profissional de nosso País.” (art. 2º da Res. 750/93)
1. Momento em que uma coisa tem origem; começo.
2. Causa primária; razão, base. 3. “Doutrinas fundamentais ou opiniões predominantes.” (Dic. Michaelis)

Objetivos maiores dos Princípios
Os princípios foram criados no intuito de alcançar:
1 - Uniformidade Tecnológica;
2 -Imagem mais próxima da fidelidade do Patrimônio;
3 - Base para normatização contábil

Princípios Fundamentais
São princípios fundamentais de Contabilidade:

O da Entidade
O da Continuidade
O da Oportunidade
O do Registro pelo Valor Original
O da Atualização Monetária
O da Competência
O da Prudência.
Definido como Postulado da Entidade por transcender a esfera contábil, declara opatrimônio como o objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, visando diferenciar um patrimônio particular (sócios) do universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, ou a um conjunto de pessoas, com ou sem fins lucrativos.

Princípio da Entidade
A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Enfim, o patrimônioda empresa jamais se confunde com o dos seus sócios. A contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios. Não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade.
Segundo a resolução do CFCn. 750/1993 o artigo 4º prerroga que o princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem finslucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. O parágrafo único diz que o PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico contábil.
Exemplo: A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRICÍPIOS CONTÁBEIS
  • Pricipios contabeis
  • Convenções Contábeis
  • Convenções Contábeis
  • Convenções contábeis
  • Convenções contábeis
  • Convenções Contábeis
  • Convenções Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!