Pricipios de icedios

1039 palavras 5 páginas
Princípios de combate ao fogo

Mauricio Vidal de Carvalho Entende-se por fogo o efeito da reação química de um material combustível com desprendimento de luz e calor em forma de chama. Grande parte das substâncias que se encontram na atmosfera está em equilíbrio com o oxigênio do ar. Se ocorre, porém, uma determinada liberação de energia (em alguns casos basta uma simples faísca, em outros é preciso atingir temperaturas muito altas), os materiais podem entrar em combustão e produzir o fogo. O fogo é uma necessidade para a sobrevivência do ser humano. Sua aplicação é vasta: desde o cozimento dos alimentos até a impulsão de foguetes para o espaço. Nestas condições está sob controle e os riscos que ele oferece são mínimos. Da mesma forma, quando acionamos o queimador de gás do nosso fogão, também o fogo está sob controle porque nós o manipulamos com segurança. Quando este mesmo fogo passa do fogão para um material combustível existente nas proximidades e se alastra, estamos diante de um incêndio, que produz maior volume de chamas e temperatura mais intensa. Causa danos ao patrimônio e às pessoas. Diante disto, podemos concluir que incêndio é fogo descontrolado, certamente porque foi mal manipulado ou porque as normas básicas de prevenção contra incêndios não foram obedecidas. Os 3 elementos essenciais da combustão, constituem o chamado "Triângulo do fogo". Combustível Material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação. Compreende quase todos os materiais que possamos imaginar (papel, madeira, gasolina) Comburente Elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente. Calor Elemento que serve para iniciar a combustão.

Suprimindo-se deste triângulo, um dos seus lados, elimina-se o fogo. A partir disso, define-se as 3 formas de combate ao fogo.

Resfriamento: Quando se retira o calor. Abafamento: Quando se retira o comburente. Isolamento: Quando se retira o combustível. Materiais

Relacionados