Prfuncionario

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
Jucinéia de Oliviera Teles
RESUMO: Este artigo tem como objetivo mostrar a importância dos conhecimentos da neuropsicologia para a atuação dos profissionais de educação e, assim, fornecer subsídios aos educadores interessados em promover uma aprendizagem mais significativa para os alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Neuropsicologia. Educação.Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

A neuropsicologia é a ciência que tem por objetivo o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano.
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que aborda as relações entre disfunções cerebrais e comportamento. Uma lesão cerebral, em geral, ocasiona alterações da linguagem, do pensamento, da memória, das emoções, etc.
Ela podeoferecer uma avaliação das funções mentais superiores. Esta avaliação serve como base para: (a) predizer como os déficits existentes devem afetar a vida do pacientes no dia a dia em casa, no trabalho ou na escola; (b) elaborar um plano de tratamento para reabilitação do paciente. Esta avaliação é feita através de investigação clínica e testes neuropsicológicos.
O exame neuropsicológico consisteentão na avaliação das diferentes funções mentais: a concentração, a memória visual, a memória verbal, a capacidade de cálculo, o planejamento, a capacidade de abstração, as habilidades viso-motoras, as funções de linguagem - compreensão oral e leitura; expressão oral e escrita, etc. - a inteligência, e várias outras.
É através da neuropsicologia que podemos compreender os processos mnêmicos,perceptivos, de aprendizado e de solução de problemas.
Embora as áreas do conhecimento sejam distintas na formação dos princípios e métodos de investigação, a Neuropsicologia e a Educação constituem dois campos distintos de conhecimento, com suas peculiaridades e seus fundamentos, princípios e métodos próprios. Ambas as ciências lidam com a vida mental. A Educação estuda a gênese e estruturação dosprocessos cognitivos, entre outros aspectos igualmente importantes para o desenvolvimento psicológico e integral do indivíduo. A Neuropsicologia investiga esses mesmos processos a partir da implementação das atividades cerebrais. Educação e Neuropsicologia estabelecem, como um dos referenciais básicos de natureza teórica e pratica, a inserção do sujeito no universo das relações interindividuais.Assim, a Educação sustenta que os processos cognitivos organizam-se tendo, como fonte estimuladora, as situações desafiadoras que o indivíduo vivência nas relações como o meio externo. Esses desafios consistem em momentos cruciais que propiciam a elaboração de saltos qualitativos na gênese e na estruturação mental.
A Neuropsicologia também admite que as atividades cerebrais dependem dos contatos docérebro com o meio. Para ela, as atividades cerebrais necessitam do meio social como condição imprescindível para seu desenvolvimento. O processo de embriogênese do Sistema Nervoso Central origina-se do ectoderma, estrutura que mantém intima relação com o meio externo através dos órgãos sensoriais. Esta condição permite duas constatações: 1) ao longo do seu desenvolvimento, o indivíduo aperfeiçoasuas atividades cerebrais e mentais mediante as solicitações e os desafios do meio; 2) o cérebro, como um órgão simultaneamente biológico e social, é processo que se constrói ao longo da história humana, semelhante ao desenvolvimento da funções mentais.

2. EDUCAÇÃO E ATIVIDADE NEUROPSICOLÓGICA

Como ocorrem as relações entre Neuropsicologia e Educação?
Do ponto de vista neuropsicológico, asatividades cognitivas estruturam-se a partir de sinapses entre os neurônios, ou seja, a partir de interconexões de circuitos que delineiam intrincadas redes neurais capazes de processar e armazenar informações. Mediante os desafios que o indivíduo vivência no contexto das interações sociais, ocorre o aprimoramento dos processos cognitivos e dos próprios circuitos neurais. Este dado retoma um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!