Previsão de série temporal Fuzzy para contagens volumétricas de veículos em via urbana para reconhecimento de padrões de tráfego com ênfase na sazonalidade.

4835 palavras 20 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SUB-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
DEPARTAMENTO DE CAPACITAÇÃO E APOIO À FORMAÇÃO DE
RECURSOS HUMANOS
SR2/DCARH - PIBIC 2009/2010
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (IME)

1. IDENTIFICAÇÃO:

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA:

Reconhecimento de padrões de interseções isoladas para estabelecer faseamento de semáforo. TÍTULO DO TRABALHO:

Previsão de série temporal Fuzzy para contagens volumétricas de veículos em via urbana para reconhecimento de padrões de tráfego com ênfase na sazonalidade.

BOLSISTA SUBSTITUTO: Bruna Constante

ORIENTADORA: Regina Serrão Lanzillotti

CENTRO/UNIDADE/DEPARTAMENTO: CTC/IME/Estatística

2. RESUMO E OBJETIVOS

RESUMO - A forte variação do fluxo de tráfego ao longo do dia tem exigido uma maior flexibilidade dos controladores de tráfego para que tenham a possibilidade de variar sua programação de acordo com as principais variáveis do controle de tráfego, sendo essas influenciadas diretamente pelos horários de pico e entre-pico. Com o objetivo de reconhecer padrões de tráfego (RPT) em interseções isoladas e os horários de pico de veículos na via, este estudo utiliza técnicas e conceitos da Matemática Aplicada e da Lógica Fuzzy, juntamente com a Engenharia de Tráfego, através do comportamento sazonal da série temporal histórica do fluxo de tráfego na contagem volumétrica de veículos (CVV). Foi utilizado o método de LIU, WEI e YANG, 2009 que oferece uma maior precisão na previsão de séries temporais Fuzzy para RPT por intervalos horários do dia, pois supera algumas desvantagens de outros métodos de previsão, tais como identificar o comprimento, o número de intervalos, o nível da janela básica, graus de valores de pertinência e a existência de outliers. O método foi aplicado na Av. Infante Dom Henrique, Km 2,7- Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, no sentido Zona Sul para as CVV da primeira semana do mês de agosto de 2007, dados fornecidos pela gerência de informações

Relacionados

  • Tonto
    44506 palavras | 179 páginas