Previsão de vendas para logística

Páginas: 13 (3047 palavras) Publicado: 6 de março de 2013
INTRODUÇÃO


Atualmente, muitas empresas vêm aumentando o nível de coordenação, a fim de reduzir as falhas nas previsões de vendas. Uma maior coordenação pode ser obtida pelo uso de bancos de dados de previsão pelo intercâmbio das informações obtidas. As empresas que apresentam as melhores práticas logísticas fazem uso da integração do planejamento e coordenação, um dos principaisfatores para o aumento da eficácia.
O atual sistema de previsão de vendas funciona a partir de dados históricos de venda com predomínio da estratégia definidas pela área de marketing. Os componentes do planejamento e a coordenação dos sistemas logísticos constituem as principais peças das informações, tanto para a indústria quanto para o comércio; esses componentes definem as atividadescentrais que orientam a vinculação de recursos e o desempenho da empresa.
Martins (1999) define previsão como um processo metodológico para a determinação de dados futuros baseado em modelos estatístico, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida. A previsão de vendas é fundamental para qualquer planejamento,mesmo que haja uma ótima estrutura logística, o que traz os resultados é o fluxo das informações interagindo com todo o processo logístico.
A gestão da demanda faz a diferença no grau de competitividade das empresas nos diversos segmentos, a qualidade pode ser definida como premissas dos modelos ou serviços que atendem as necessidades dos clientes. A crescente utilização dosmicrocomputadores pessoais tem oferecido condições aos gerentes de vendas implantarem modelos de previsão de vendas, através de recursos de planilhas eletrônicas, facilitando desta forma as vendas, planejamento o controle de estoque praticamente em tempo real aos acontecimentos.
O método mais simples de fazer previsões de vendas é através de previsões anuais, supondo-se que as vendas sejam relativamenteestáveis, sem mudanças importantes com funcionários e a base de clientes, sendo a estimativa anual, é só preciso considerar a inflação e efetuar o calculo, exemplo:
Vendas do ano passado + (vendas do ano passado x índice da inflação) = previsão de vendas do próximo ano.
A IMPORTÂNCIA DA PREVISÃO DE VENDAS NA LOGÍSTICA

A previsão tem a função de fornecer informações sobre ademanda futura dos produtos para que a produção possa ser planejada com antecedência, permitindo que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade e qualidade adequada. Pode-se definir previsão como o processo metodológico para a determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos, ou ainda, em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia detrabalho clara e previamente definida. Ao contrário, a definição dada para determinação de dados futuros sem uma metodologia de trabalho clara e baseada em dados subjetivos, pois, trata-se de uma predição.
Em muitos casos a demanda pode ser dividida em cinco componentes: demanda média para o período, tendência, influência sazonais, elementos cíclicos e modelos causais. As técnicas qualitativassão subjetivas e são baseadas em opiniões, tais técnicas são utilizadas principalmente quando não existem dados disponíveis. A análise de séries temporais, parte do pressuposto de que dados relacionados com a demanda do passado podem ser utilizados para prever a demanda futura, são geralmente utilizadas para previsões de curto prazo. Já o modelo causal é utilizado para previsões de longo prazo erelaciona a demanda com um fator fundamental diferente de tempo, como fatores ambientais em uma relação de causa e efeito.
A previsão de demanda é fundamental para qualquer planejamento, sem ela de nada adianta uma excelente estrutura logística, o que vale é a qualidade da informação. Uma visão que precisa ser desenvolvida pelos profissionais de vendas. Muitas vezes os problemas que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Previsão de Vendas
  • previsao de vendas
  • Previsão de Vendas
  • Previsão de vendas
  • Previsão de vendas
  • Previsao venda
  • Previsão de vendas
  • Previsao de vendas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!