Previdencialismo

500 palavras 2 páginas
PRESIDENCIALISMO
O que é? O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos já definidos em lei constitucional acumulando a função de chefe de Estado e chefe de Governo.

Como funciona?

O presidente é o chefe de Estado, e é ele que escolhe os chefes dos Ministérios. Os ministros de Estado são simples auxiliares do Presidente da República que tem poder para nomeá-los e exonerá-los a qualquer tempo, sendo que cada um atua como se fosse chefe de um grande departamento administrativo. O Legislativo, o Judiciário e o Executivo são independentes entre si e funcionam em harmonia, tendo, desta maneira, como base doutrinária a teoria política de separação e controle recíproco dos poderes, de Montesquieu, que escreveu: “O poder deve limitar o poder.” Neste sistema, o presidente não se subordina ao Parlamento nem pode nele interferir. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminhar projetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores do executivo e escolher os ministros de estado.

PARLAMENTARISMO O Parlamentarismo é um sistema de governo em que o Parlamento, que é o Poder Legislativo, oferece apoio direto ou indireto para o poder executivo. Assim, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e para governar. Como funciona?
No parlamentarismo, o poder executivo é, normalmente, exercido por um primeiro-ministro, chamado de Chanceler ou Premier. O Parlamento é responsável perante os eleitores, de sorte que a responsabilidade política se realiza do governo para com o Parlamento e deste para com o povo; assim, se o Parlamento retirar a confiança no governo, ele cai, exonera-se, porque não tem mandato, mas apenas investidura de confiança;
Mas, em vez da exoneração dos membros do governo que perdeu a

Relacionados

  • resumo Castells A sociedade em rede, págs 176-190
    1405 palavras | 6 páginas
  • Medicina
    1821 palavras | 8 páginas
  • Uma nova realidade para o idoso
    2058 palavras | 9 páginas
  • TRABALHO FEITO SAUDE NO BRASIL
    34302 palavras | 138 páginas