Previdenciário

Páginas: 2 (284 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Ausência de sintomas de HIV não impede a concessão de benefícios previdenciários

A concessão do auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez a trabalhador portador da síndrome daimunodeficiência adquirida (AIDS), não pode ficar restrita à apresentação dos sintomas da doença, sendo mais relevante, nesses casos, as condições sócio-culturais estigmatizantes dapatologia. Esse é um dos fundamentos que levaram a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), em sessão realizada no último dia 16 de agosto, a reformar sentençarestabelecendo o benefício de auxílio-doença a um segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A decisão refere-se a um pedido de uniformização interposto pelo INSS,diante da concessão do benefício a um segurado nessas condições. O relator da matéria, juiz federal Alcides Saldanha, rejeitou o recurso, destacando que a TNU consolidou entendimento de que aausência de sintomas, por si só, não implica capacidade efetiva para o trabalho, se a doença se caracteriza por específico estigma social.
Além dos precedentes, que influenciaram arejeição o recurso do INSS, o relator considerou a incidência da Questão de Ordem n. 13 do TNU, nos seguintes termos: “Não cabe Pedido de Uniformização quando a jurisprudência da TurmaNacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais se firmou no mesmo sentido do acórdão recorrido”.
Com a aprovação do voto, a TNU determinou a devolução àsrespectivas turmas recursais de origem todos os outros recursos que versem sobre o mesmo objeto, para que mantenham ou promovam a adequação dos acórdãos à tese jurídica firmada.
Valesalientar, ainda, outros direitos que o trabalhador portador da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) possui: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; PIS / PASEP, e, Pensão por morte.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • previdenciario
  • Previdenciarios
  • Previdenciário
  • previdenciario
  • Previdenciario
  • PREVIDENCIÁRIO
  • PREVIDENCIARIO
  • previdenciario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!