Previdência privada

Páginas: 35 (8721 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO
A Previdência Social do Brasil seguiu uma trajetória de aumento no leque de benefícios, além de outros aspectos tão importantes como a evolução demográfica sem aumentar na mesma proporção seus contribuintes, ou seja, suas receitas.
Além dos agravantes como:
• Aumento da expectativa de vida da população, sendo assim, mais se gasta com aposentadorias;
• Aumento da economiainformal;
• Déficit da previdência pública;
Desta forma, confiar nesta instituição com a intenção de prover renda suficiente para a manutenção do padrão de vida da população fica a cada dia mais difícil. Nesse sentido, conscientizar e incentivar a população para à aquisição de uma PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR torna-se cada vez mais necessário.
Quanto antes adquirir um plano de previdência complementar,menor poderá ser sua contribuição e maior será o benefício no futuro.
Portanto, busca-se como resultado neste projeto que, cada vez mais pessoas procurem complementar sua aposentadoria da previdência social adquirindo antecipadamente um plano de previdência privada como forma de garantir uma renda complementar, qualidade de vida e tranquilidade no futuro.

RESUMO HISTÓRICO DA PREVIDENCIAAinda hoje não é possível afirmar como e quando surgiu o instituto chamado de previdencia. Porém, há boatos de seu surgimento muitos séculos antes de Cristo.
A previdência serviu e serve, pelo menos social e economicamente, para proteger as pessoas das suas eventuais necessidades. A humanidade, preocupada com sua segurança tem e usa a previdência como um meio de sustentação da própria sobrevivenciae da sociedade.
SOBRE PROTEÇÃO SOCIAL
O direito Social passou a estabelecer, ao longo do século XIX , efeitos positivos no sentido de proteger o trabalhador, o idoso, o pobre etc.
Observa-se que com a chegada da seguridade Social, em meados dos século XX, nas economias desenvolvidas, a busca por ideais novos de justiça, igualdade e respeito a dignidade social.
Contudo, cabe destacar nocampo de segurança social alguns aspectos importantes como técnicas de controle e previsão de riscos; surgimento de cálculos atuariais; praticas de reparação dos danos; e instituições de segurança pública e privada.
O QUE É PREVIDÊNCIA OU SEGURIDADE SOCIAL?
A previdência social é um seguro social, mediante contribuições previdenciárias, com a finalidade de prover subsistência ao trabalhador, emcaso de perda de sua capacidade laborativa. É administrada por uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte, desemprego involuntário, pelamaternidade ou mesmo pela reclusão.
A partir de 16 anos, os cidadãos podem fazer inscrição na Previdência Social. É importante manter as contribuições em dia para assegurar os seus direitos. Os empregados e os trabalhadores avulsos, com carteira de trabalho assinada, já estão automaticamente inscritos.
Inúmeros entes privados (particularmente instituições financeiras) também oferecem planos de previdênciacomplementar, também chamada de previdência privada.
Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a Seguridade Social, com base nos seguintes objetivos ou princípios:
 universalidade da cobertura e do atendimento;
 uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
 seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
irredutibilidade do valor dos benefícios;
 equidade na forma de participação no custeio;
 diversidade da base de financiamento;
 caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
Já, a Previdência Social, organizada sob a forma de regime geral, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Previdencia privada
  • Previdencia privada
  • Previdencia privada
  • Previdencia privada
  • Previdência privada
  • PREVIDENCIA PRIVADA
  • Previdencia Privada
  • Previdência Privada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!