PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS EM GERIATRIA

12406 palavras 50 páginas
MANUAL DO CURSO
“Prevenção e primeiros socorros - geriatria”

INTRODUÇÃO

O envelhecimento faz parte natural do ciclo da vida. É, pois, desejável que constitua uma oportunidade para viver de forma saudável, autónoma e independente, o maior tempo possível.
O envelhecimento deve ser pensado ao longo da vida. O ideal é, desde cedo, ter uma atitude preventiva e promotora da saúde e da autonomia na velhice. No entanto, existem ainda muitos preconceitos em relação à velhice, que fazem com que esta fase de vida seja muitas vezes marcada pelo medo e não-aceitação, tanto pelo idoso em si como por quem o rodeia.
Torna-se assim urgente compreender o processo de envelhecimento, perceber como os idosos lidam com ele, de forma a melhorar as nossas práticas e promover um envelhecimento activo, com qualidade de vida. O agente de geriatria destaca-se neste quadro como tendo um papel fundamental e importantíssimo na promoção da qualidade de vida dos idosos.
Outro factor de risco importante para a ocorrência de doenças crónicas nos Idosos, como a Hipertensão arterial e a Diabetes, é o sedentarismo. Dados da Direcção Geral da Saúde (DGS), referem que Portugal é o país da União Europeia com os mais elevados níveis de sedentarismo e em que a inactividade física contribui com 3,3% para o peso da doença. Entre os idosos, a prática de exercício físico também não é uma constante. Segundo o Inquérito Nacional de Saúde 1998/1999 a maioria dos idosos não efectuou qualquer tipo de exercício físico nos meses anteriores ao inquérito, preferindo actividades mais sedentárias como ler e escrever.
O aparecimento de uma úlcera de pressão é, quase sempre, consequência do incumprimento de boas práticas nos cuidados prestados a doentes sujeitos a longos períodos de imobilidade.
A sua prevenção e tratamento requerem uma equipa multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.
O risco de

Relacionados