Prevenição das drogas

552 palavras 3 páginas
Drogas
Políticas de prevenção e atenção
Definir uma política de prevenção e atenção ao uso indevido de substâncias psicoativas não é privilégio de grandes empresas, nem está necessariamente atrelada ao volume de recursos financeiros disponíveis. Ela depende do reconhecimento, por parte dos dirigentes e trabalhadores da empresa, de que o consumo de álcool e outras drogas existe e pode afetar a produtividade, a segurança e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
A partir daí, a empresa pode e deve definir de forma pragmática o que é ou não aceitável, em termos de consumo de álcool ou outras drogas por seus colaboradores, bem como as ações de prevenção e atenção, e tipo de suporte que pode oferecer aos empregados e/ou familiares que já apresentam alguma relação com álcool ou outras drogas.
As empresas possuem autoridade e autonomia para definir uma política particular de prevenção, atenção e controle, de acordo com os seus objetivos e necessidades, uma vez que o trabalhador passa grande parte de seu tempo no ambiente de trabalho, no qual se estabelece uma rede de relacionamento capaz de lhe conferir identidade social e profissional.
Como implantar o programa
O primeiro passo é a empresa aceitar que o seu ambiente de trabalho não está imune ao abuso do álcool e outras drogas. Em seguida, exercitar a sua legítima autoridade para orientar, prevenir e controlar o uso indevido de substâncias psicoativas por parte dos seus empregados e familiares.
O Programa Valorização da Vida no Trabalho e na Família foi criado para ajudar as empresas a manterem locais de trabalho seguros, saudáveis e mais produtivos. O programa é composto de atividades educativas e distribuição de material informativo, abordando os principais aspectos referentes à origem e os motivos que levam ao uso, à dependência química e suas conseqüências.
O objetivo principal do programa é diminuir o consumo de álcool e outras drogas por funcionários e seus consequentes malefícios, tornando o

Relacionados