prevencao de perdas

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013









Controle e Prevenção de perdas gerando valor para as organizações



























Introdução
Conceito de Perdas:
É o resultado da diferença entre estoque contábil e físico, apurados na ocasião do inventário físico de mercadorias.
Prevenção de Perdas:
No Brasil Prevenção de Perdas é entendida como combate ao desperdício demateriais, com introdução de práticas preventivas para que as perdas identificadas e não identificadas sejam reduzidas.
Prevenção de Perdas é trabalhar no gerenciamento e controle da entrada, permanência e da saída da mercadoria/produto/serviço, no sentido de evitar o desperdício, desde a aquisição até a saída do caixa.
A Prevenção de Perdas normalmente é uma prática que exige um planejamento de longoprazo e cuidados dentro de uma empresa e deve ter o apoio dos níveis de diretoria e gerência, necessitando de plano de ações de curto, longo e médio prazo. Com foco na prioridade de trazer resultados, mensurados financeiramente e geração de valor para organização.
A Prevenção de Perdas é encarada como uma área multidisciplinar porque se lida com processos, pessoas e tecnologia.
Não há como sefalar em prevenção de perdas se não houver um engajamento e educação de todos os colaboradores da empresa.
Tipos de Perdas:
Perdas de Estoque: Furtos, quebras operacionais, erros administrativos, fraude de terceiros.
Perdas Financeiras: Assaltos, fraudes de cartões, pagamento de juros indevidos, pagamento em duplicidade.
Perdas Administrativas: São as perdas causadas por desperdício desuprimentos (água, energia, telefone e manutenção).
Perdas Comerciais: Perdas ocasionadas pela ausência de produtos na gôndola, embalagens não apropriadas, prazos de entrega não cumpridos e distribuição incorreta de mercado.
Perda de Produtividade: Ocorridos devido a burocracia nos processos e atividades, demora no atendimento em geral, tempo na execução dos trabalhos acima do tempo padrão e retrabalho.Importância da Prevenção de Perdas para Lucratividade nas organizações



Os prejuízos com furtos internos e externos, roubos, quebras operacionais, erros administrativos, atrasos ou a não entrega do produto/serviço por parte dos fornecedores, falta ou excesso em estoque; tudo isso são causas que afetam sensivelmente o lucro organizacional.

Em mercados de economia estabilizada, índicesanuais de perdas de cerca de 2% são muito bem aceitos na maioria das empresas do varejo. Este nível de perdas, em geral, exige uma administração extremamente severa quanto aos ativos, seja na sua fabricação ou aquisição, estocagem ou finalmente na sua distribuição. Seja qual for o porte, mercado ou segmento do varejo em que uma empresa atue, existe sempre um índice de quebra tido como aceitável, demaneira a não comprometer a lucratividade média esperada pelo setor.

Todas essas alterações no cenário das organizações brasileiras, tendo que se adaptar à nova realidade exigida pelo mercado é pela necessidade de reestruturar o lado direito do balanço patrimonial, que já não gera tanto lucro, uma vez que os custos para manter um negócio estão cada vez mais caros. A Prevenção de Perdas é umaferramenta fundamental no planejamento estratégico de qualquer empresa, seja ela grande, media ou pequena.

As empresas que se modificaram utilizando um Programa de Prevenção de Perdas fizeram também modificações no seu organograma, passando a existir o departamento que trata exclusivamente de Prevenção de Perdas, consequentemente novos cargos e funções no mundo dos negócios, lucratividade e dasobrevivência no mercado.

Nas empresas de grande porte existe a Diretoria Executiva em Prevenção de Perdas, o Gerente em Prevenção de Perda, o Supervisor em Prevenção de Perdas e os Coordenadores em prevenção de perdas.

Em função desta abrangência de atuação dos profissionais do Departamento de Prevenção de Perdas existem habilidades indispensáveis à equipe, que tem a função de desenvolver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção e Perdas
  • Prevenção de Perdas
  • Prevenção de perdas
  • Prevenção de perdas
  • Prevenção perdas
  • Prevenção e perdas
  • Prevençaõ de perdas
  • prevenção de perdas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!