prevençao e promoção de saude

Páginas: 14 (3359 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Prevenção e promoção da saúde
Conceito de saúde
A organização Mundial de saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental, social, emocional e espiritual do ser humano. Assim, o conceito de saúde tornou-se muito mais complexo e relacionamento com varias dimensões que fazem parte do ser humano. Ter uma saúde perfeita é terequilíbrio entre estas varias dimensões. Significa também ter qualidade de vida, bem estar e felicidade.
A Carta de Ottawa considera a saúde como um conceito positivo, para o qual se fazem necessários recursos pessoais, sociais e capacidades físicas. Assim, para ter saúde, a responsabilidade vai além do setor saúde, pois exige estilo de vida saudável para atingir o bem-estar. O conceito de saúde éum conceito dinâmico. Nos dias de hoje é difícil conservar os mesmos níveis de saúde ao longo dos dias. A cada momento, em função das coisas que estamos vivendo, das demandas que estamos enfrentando, a nossa saúde e o nosso bem estar é afetado.
Tratado de saúde coletiva
Este tratado expõe um panorama dos principais assuntos de que se ocupa a saúde coletiva para estabelecer diálogo com docentese descentes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde.
Promoção da saúde
A promoção da Saúde é o processo que permite capacitar as pessoas a melhorar e a aumentar o controle sobre a sua saúde (e seus determinantes – sobretudo, comportamentais, psicossociais e ambientais) (Carta de Otawa, 1986). A Carta de Bangkok para a promoção da saúde num mundo globalizado (2005) parte dosvalores, princípios e estratégias de intervenção estabelecidas na Carta de Otawa, complementando-a. Com a promoção da saúde, surge a noção da saúde como um recurso e de esta ser um empreendimento coletivo.
Exemplos de promoção da saúde
A promoção da saúde mental como: não usar drogas, não se envolve com crimes, seguir normas, pensar antes de agir. Exercício físico também é um exemplo de promoção desaúde, uma boa alimentação, saneamento, recreação e boas condições agradáveis no lar e no trabalho etc.
Prevenção da Saúde
O termo prevenção faz referência à ação e ao efeito de prevenir. O conceito, por conseguinte, permite designar a preparação de algo com antecedência para um determinado fim, o fato de prever danos ou de antecipar eventuais barreiras, conflitos ou problemas, entre outrossignificados. O conceito de prevenção de riscos se relaciona com a preparação de medidas defensivas para antecipar e minimizar potenciais danos.
Exemplo de Prevenção da Saúde
Para fazer face à uma situação ou atividade inerentemente arriscada pelas suas próprias características, as pessoas tomam certas precauções para o caso de o risco ocorrer e se tornar um perigo para a integridade. A prevenção deriscos é bastante importante no local de trabalho, especialmente naqueles que implicam uma maior possibilidade de prejuízo para o trabalhador (como construção civil, as minas ou ainda a indústria química por exemplo). Um outro exemplo, é a utilização de roupas adequadas para proteger a saúde do trabalhador (capacete, roupa, etc.), campanhas de vacinação, etc.
Diferença de prevenção e promoção dasaúde
A diferença e que a prevenção em saúde "exige uma ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença" (Leavell & Clarck, 1976: 17). As ações preventivas definem-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações. A base do discurso preventivo é oconhecimento epidemiológico moderno; seu objetivo é o controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos.


O Nascimento da medicina social

A medicina moderna é uma medicina social que tem por Background uma certa tecnologia do corpo social; é uma prática social que somente em um de seus aspectos é individualista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Promoção e prevenção na saude do idoso
  • Promoção e Prevenção de Saúde- AIDS
  • Prevenção e Promoção a Saúde
  • Prevenção sw promoção da saude
  • Promoçao da saude e prevencao da doença
  • Prevenção e Promoção de saúde
  • Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças
  • Promoção de saúde e prevenção de doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!