Prevençao da raiva

Páginas: 2 (268 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
Raiva
A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento.
>> Como reconhecer umanimal raivoso?
O cão suspeito pode apresentar comportamento alterado, latindo ou rosnando; mostrando os dentes, com os pêlos da nuca e dorso eriçados; salivar abundante, terdificuldade para engolir e apresentar mudanças nos hábitos alimentares e paralisia das patas traseira.
>>Transmissão:
Se dá através da saliva, basta um arranhão, ou uma mordida na pele davítima para que o vírus penetre no ser humano ou em outro ser.Os animais que transmite a doença são:morcego, raposas, gambás, guaxinins, furão e coiotes.
>> Tratamento:
Atéhoje não se descobriu tratamento específico para raiva, porém são administrados medicamentos para aliviar a dor e amenizar os sinais e sintomas.

>>Quais são os sintomas da doença?Nos primeiros dias o paciente passa a ter aumento de temperatura, náuseas e dor de cabeça. Pode ocorrer formigamento e dormência no local da mordedura e alteração de comportamento.A infecção progride, surgindo manifestações de ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e/ou convulsões. Podesurgir aumento de salivação, paralisia, alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária, obstipação intestinal. O paciente se mantém consciente, com períodos de alucinações, até ainstalação de quadro comatoso e evolução para óbito. Observa-se ainda dificuldade de deglutição, dificuldade em respirar, aumento na sensibilidade auditiva, aumento dasensibilidade a luz. O período de evolução do quadro clínico, após instalado os sintomas até o óbito é em geral de 5 a 7 dias.
>> Prevenção:
A prevenção da raiva se da através da vacinação.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção e tratamento da aids e raiva
  • O PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO CONTROLE E PREVENÇÃO DA RAIVA HUMANA
  • Metodos de prevenção e controle da raiva humana na grande são paulo
  • raiva
  • Raiva
  • Raiva
  • Raiva
  • Raiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!