Prevenção e promoção de saúde em hospitais psiquiátricos infantis

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Prevenção e promoção de saúde em hospitais psiquiátricos infantis.

I Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil 


RESUMO
O presente artigo tem como objetivo mostrar as diferençasdo sistema hospitalar psiquiátrico infantil do início da reforma psiquiátrica até os dias de hoje, ressaltando os novos programas de atendimento, como a implantação CAPSi, a forma de aconselhamentopsicológico e os critérios e formas utilizadas para a prevenção e promoção de saúde de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Reforma psiquiátrica, Infância, Atendimento, Aconselhamento. 
Histórico
A integração da criança em clinicas/hospitais psiquiátricos específicos infantis começou em 1968, onde Oswaldo Di Loretto e Michael Schwarzchild, psiquiatras infantis, fundaramuma instituição de saúde mental infantil chamada Comunidade Terapeutica Enfance Ltda. Com o atendimento voltado para crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos graves. Em 1976 os mesmospsiquiatras fundaram a Associação Pró-Reintegração Social da Criança, conhecida como Associação Criança.
Em 1992, inicia-se a formação dos CAPS, porém ainda cerca de 90% da verba governamental édestinada há hospitais psiquiátricos. Mas apenas em 2001, quando houve aprovação da Lei Paulo Delgado, iniciam-se linhas especificas do governo para destinação de fundos para serviços substitutivos doshospitais psiquiátricos, como os CAPS e Residências Terapêuticas, sendo os focados em atendimento infanto-juvenil implantados em 2002 sob o nome de CAPSi.
O Trabalho Hospitalar
Nos dias atuais otrabalho realizado em hospitais psiquiátricos é quase nulo, e o foco está sob os Centros de Atendimento Psicossocial, onde se concentra a maior parte dos trabalhos realizados com crianças e adolescentes.Os CAPSi são serviços territoriais, de natureza pública, financiados integralmente com recursos do SUS, com a função de prover atenção em saúde mental baseados na integralidade do cuidado. Foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carta de prevenção e promoção da saude
  • Promoção e prevenção na saude do idoso
  • Promoção e Prevenção de Saúde- AIDS
  • Prevenção e Promoção a Saúde
  • Prevenção sw promoção da saude
  • Promoçao da saude e prevencao da doença
  • Prevenção e Promoção de saúde
  • Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!