Prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho

Páginas: 14 (3324 palavras) Publicado: 31 de julho de 2012
INTRODUÇÃO

Inúmeras vezes as pessoas são criticadas por não terem respeitado, introduzido ou alertado sobre normas básicas de segurança, principalmente após a ocorrência de um acidente. Será, no entanto, que essas normas de segurança foram suficiente e claramente analisadas, explicadas e implantadas?
Segurança não é assunto exclusivo de especialistas, muito pelo contrário deve serpreocupação de todos na empresa.
No entanto é necessário que as pessoas sejam informadas regularmente sobre os riscos que envolvem à empresa, as medidas de controle de risco e os métodos e técnicas de segurança, prevenção e proteção.
Para tanto é necessário que a direção bem como todos os funcionários assumam uma filosofia preventiva.

OBJETIVO

Programa de Controle deRiscos e Perdas tem por objetivo minimizar as perdas, diminuir ou eliminar os riscos, através da implantação de procedimentos que permitam a identificação, avaliação, classificação e tratativa dos riscos que a empresa está exposta.
Vale salientar que os riscos são extremamente dinâmicos e necessitam de acompanhamento, enquanto as rotinas que são estáticas devem sofrer adaptações constantes.IMPLANTAÇÃO

Para que o Programa de Controle de Riscos e Perdas seja implantado, é necessário que:

-a direção e os funcionários da empresa tenham real interesse em estabelecer uma política de controle de riscos e perdas (filosofia preventiva);

-todos os itens do Programa de Controle de Riscos e Perdas sejam implantados e constantemente discutidos (fatores humanos);

-asconstruções/ instalações e os sistemas de proteção sejam adequados à atividade da empresa (fatores físicos).

EFICIÊNCIA

Para sua eficiência, devem existir poucos procedimentos, porém estes precisam ser reconhecidos e aceitos por todos; a saber:

a) Plano de Emergência

Como não se pode eliminar a possibilidade de ocorrência de um sinistro de grandes proporções, as empresas devemse preparar de forma adequada, implementando ou implantando um Plano de Emergência formalizado que compreenda as posições - chaves necessárias para a sua operação, conforme anexo.

b) Relatório de Inspeção - Prevenção de Riscos e Perdas

Esta inspeção deve ter uma periodicidade mínima mensal, tendo como finalidade a prevenção de riscos e perdas, através do controle de diversos itens queconstituem risco à empresa.
As inconformidades encontradas durantes estas inspeções devem ser registradas e prontamente corrigidas, sob a pena de contribuírem para a ocorrência de prejuízos humanos, materiais e financeiros.

c) Permissão para Realização de Serviços

A fim de evitar a ocorrência de acidentes, recomenda-se a adoção de medidas especiais de segurança, aliadasao controle realizado através de uma autorização formal específica para realização de certos serviços:

1) Solda e Corte

As operações de solda e corte são perigosas, pois incluem o risco de incêndio e acidentes aos seus operadores decorrentes de chama aberta, fagulha, aquecimento de superfície, corrente elétrica e gases comprimidos.

2) Uso de Andaime ou em Altura

Ostrabalhos com uso de andaime ou em altura (telhados, fachadas, equipamentos, etc...) são perigosos, oferecendo aos seus executantes o risco de queda e aos transeuntes de queda de objetos.

3) Ambiente Confinado

Os serviços em ambiente confinado (reservatórios, tanques, porões, forros, etc...) também são perigosos por possuírem o risco de asfixia/intoxicação de seus executantes e de explosãodo ambiente.

4) Outras

Outras permissões poderão ser necessárias em função da atividade da empresa, tais como: Intervenção Elétrica (alta voltagem), Movimentação de Carga, etc...




PLANO DE EMERGÊNCIA

POR QUE SE PREPARAR PARA UMA EMERGÊNCIA?

QUATRO PERMISSAS

1. Não se pode eliminar a possibilidade de ocorrência de um grave sinistro.
2. Não se pode prever onde e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • prevenção e controle de perdas na segurança do trabalho
  • Segurança no Trabalho controle de perdas
  • PREVENÇÃO E CONTROLE
  • Trabalho de Prevenção de Controle de Perdas I
  • TRABALHO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS I
  • prevenção e Controle de perdas
  • prevençao e controle e perdas 1
  • CONTROLE E PREVENÇÃO DE PERDAS NAS ORGANIZAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!