Prevenção e combate a incêndios

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Como podemos conceituar incêndio?
É a propagação rápida e violenta do fogo, provaocando danos materiais ou perda dde vidas humanas, após fugir o controle do homem.

Durante um incêndio, qual o tipo de reação química que ocorre?
Em um incêndio ocorre uma reação em cadeia. Essa reação em cadeia se dá através da combustão que é uma reação química de oxidação.Defina combustível e comburente.
Combustível é o elemento que serve de campo de propagação do fogo. Na natureza tem-se materiais orgânicos, que são todos combustíveis, e os inorgânicos, geralmente incombustíveis nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP).
Os combustíveis podem ser sólidos, líquidos, e gasosos; porém a combustibilidade (capacidade de entrar em combustão) dos corposcombustíveis é maior no estado gasoso. A maioria dos corpos orgânicos (madeira, tecidos, papel, etc.) antes de se combinarem com o oxigênio para originar a combustão, transformam-se inicialmente em gases ou vapores. Outros sólidos primeiro transformam-se em líquidos e posteriormente em gases, para então se queimarem.
Todo material combustível que se gaseifica para combinar com o oxigênio, possuiem sua estrutura um ou mais dos seguintes elementos químicos, chamados elementos combustíveis: Carbono, Hidrogênio e Enxofre. Portanto, um material combustível é aquele que contêm na sua composição uma maior quantidade de um ou mais elementos combustíveis.
Comburente é o elemento que proporciona vida às chamas, que ativa e intensifica o fogo. Como comburente natural existe o oxigênio, que éretirado do ar atmosférico ou oriundo da estrutura molecular de alguns compostos que são ricos em oxigênio, são eles o óxido de magnésio e a pólvora, entre outros, que, quando aquecidos, liberam oxigênio alimentando a própria combustão.
O oxigênio em si mesmo não é combustível, porém, sem ele nenhuma combustão é possível. É um gás inodoro, incolor e insípido, que pode ser obtido do ar (liquefação doar) ou da água (decomposição elétrica da água).
Devida a extraordinária capacidade de reação do oxigênio puro, o emprego de lubrificantes combustíveis, como graxas e óleos, para lubrificação de equipamentos de oxigênio representa grande risco e deve ser evitado, pois, explodem à temperatura normal, se entrarem em contato com o oxigênio puro.

Dê exemplos de materiais combustíveis que podemosencontrar em um laboratório químico.
Algodão, etanol, acetona, pinças de madeira, metano, éter etc



Como podemos controlar ou eliminar um incêndio?
Conhecido o triângulo do fogo, este só existirá quando estiverem presentes os três elementos essenciais da combustão. Calcado neste conhecimento é que se baseiam os métodos modernos de combate a incêndios. Portanto, para extinguí-lo, bastadesfazer o triângulo, isto é, retirar um de seus lados.
A retirada do material ou controle do combustível, é o método de extinção mais simples na sua realização, pois, não exige aparelhos especializados, consistindo na retirada, diminuição ou interrupção do campo de propagação do fogo, ou seja, do material ainda não atingido pelo incêndio. Como exemplo do emprego deste tipo de extinção, citamos o aceropraticado nos casos de incêndio florestais, que interrompem a continuidade do fogo, facultando o seu domínio.
O esvaziamento, por bombas, de um tanque de armazenamento de líquido inflamável ou combustível incendiado, assim como, o transvazamento do gás contido em um vaso de pressão incendiado, constituem exemplos da aplicação deste principio.
O resfriamento ou o controle do calor, é o método deextinção mais usado. Consiste em retirar calor do material incendiado até um ponto determinado, abaixo do qual ele não queima ou não emite mais vapores que, por efeito do calor, reagem com o oxigênio produzindo a combustão. O agente usado comumente para combater incêndio por resfriamento é a água. Esta substância além de existir em grande abundância na natureza, devido as suas características e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção e combate a incendios
  • Prevenção e combate a incendio
  • Procedimentos de prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção e Combate a Incêndio
  • Prevençao e combate a incêndio
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção combate incêndio
  • Resumo prevenção e combate á incêndios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!