Prevenção ou prevencionismo

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
Prevenção ou Prevencionismo?
Por Rodrigo Cirino de Souza
Colaboração: Geraldo Paulo Pinheiro Mendes - Neumayer Tekfor

Dois termos parecidos e que diferem totalmente o perfil de um profissionalda área de Higiene e Segurança do Trabalho, quando se trata da aplicabilidade da teoria componente dos diversos eixos e segmentos desta Ciência, que tem como foco principal a preservação de vidas.Prevenção significa trabalhar as causas de um acidente acontecido, visando criar mecanismos e procedimentos que impossibilitem o acontecimento de novos e futuros acidentes vinculados às causas doanterior.

Prevencionismo por sua vez, significa o estudo dos ambientes de trabalho e comportamento humano respectivos de cada atividade, tendo como objetivo, a eliminação da potencialidade deacontecimento de incidentes e acidentes, ou seja, colocar em prática a expressão que preceitua a profissão do Técnico em Higiene e Segurança do Trabalho: “o desafio é impedir que o suor de um trabalhador setransforme em sangue”.

Resolvi discutir esse assunto com um colega de trabalho e obtive o que se segue:

“Existe um grande abismo entre Técnico em Segurança e Prevencionista. Pelo o que já mediteia respeito, tal fato ocorre em função da má formação existente hoje, dos profissionais voltados à área prevencionista. Mas não podemos sobrecarregar de erros e culpa o sistema oficial de ensino.Encontramos por aí, profissionais formados e formandos que não sabem efetuar uma simples medição de pressão sonora, calor, o que se observa, no meu entendimento, pelo crescente índice de terceirização doSESMT das empresas, na avaliação destes agentes, o que me preocupa. Prevencionista é o antecipador do aumento da concentração dos agentes ambientais, trata-se de um profissional extremamente valioso ecauteloso em suas ponderações técnicas. Ele não fala, pensa pra falar e sem dúvida isso é o diferencial ou a estrela cadente deste céu de profissionais análogos neste mercado cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevencionismo
  • prevencionismo
  • Prevencionismo
  • prevencionismo
  • historia do prevencionismo
  • Prevencionismo no Brasil
  • Prevenção
  • PREVENÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!