Prevenção de Suicídios: um manual para profissionais da mídia

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Análise do artigo a partir das recomendações da OMS, 2000, descritas em: ‘Prevenção de Suicídios: um manual para profissionais da mídia’
Segundo a OMS, “A disseminação apropriada da informação e oaumento da conscientização são elementos essenciais para o sucesso de programas de prevenção do suicídio”. Portanto, iremos analisar se o artigo acima segue as recomendações que favorecem a prevençãoao suicídio. O artigo foi encontrado na internet na seção Cotidiano do jornal Folha.com, publicado no dia 03 de Outubro de 2011.
O sentimento de ambivalência é comum em pessoas que consideram apossibilidade de cometer suicídio, ao mesmo tempo em que querem terminar com a própria vida, não estão certas se querem realmente morrer. Segundo o manual, “Um dos muitos fatores que podem levar umindividuo vulnerável a efetivamente tirar sua vida pode ser a publicidade sobre os suicídios. A maneira como os meios de comunicação tratam casos públicos de suicídio pode influenciar a ocorrência de outrossuicídios”.
No manual de prevenção ao suicídio para a mídia existem varias recomendações sobre como noticiar um suicídio. Um dos pontos importantes é tentar diminuir o sensacionalismo da noticia, acobertura deve ser minimizada até onde seja possível. Porém este suicídio foi muito divulgado. Para diminuir o sensacionalismo deve evitar colocar fotos do falecido, da cena do suicídio e do métodoutilizado. Neste artigo tem um vídeo mostrando a escola e um desenho mostrando como ocorreu o incidente nos mínimos detalhes, que também é algo a ser evitado.
Segundo o manual da OMS, a escolha entredivulgar ou não um determinado suicídio leva em consideração a atipicidade do fato, que envolve uma pessoa, um lugar ou método particulares. Além disto, o manual coloca que o fato não pode sercolocado como inexplicável ou explicado de maneira simplista, visto que sua causa normalmente é uma interação complexa de diversos fatores. Ocorre que esse tipo de cobertura midiática pode favorecer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção do suicídio: manual para professores e educadores
  • prevenção do suicídio
  • Suicídio e sua prevenção
  • Prevenção ao suicidio
  • Prevenção do suicídio
  • Manual do suicidio
  • Suicídio
  • Resumo do Livro Suicidio e sua Prevencao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!