Prevenção de queimaduras

Páginas: 8 (1988 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Fisioterapia Preventiva em Queimados



Introdução 

As queimaduras são lesões traumáticas resultantes de um efeito térmico, (quente ou frio), químico, elétrico ou radioativo sobre os tecidos, principalmente a pele, mas com repercussões sobre todo o organismo. Dependendo dotempo de exposição e do tipo do agente causal, da extensão e profundidade da área lesada.

Queimaduras:

Queimadura são lesões dos tecidos corporais pela ação do calor, de substancias químicas, da eletricidade ou radioativas. Assim, podem ter diversas causas, como, por exemplo, exposição prolongada ao Sol, líquidos em ebulição (água fervente ou gorduras), eletricidades (cabos ou fios elétricos,choques), superfícies quentes, contato com animais que possuem estruturas urticantes (como urtigas, águas-vivas e certas lagartas), escapamento de motos, explosivos, produtos químicos com (ácidos, soda caustica) Atualmente, uma das grandes preocupações no âmbito da saúde mundial é a lesão resultante de queimaduras. Segundo aSociedade Brasileira de queimaduras, no Brasil ocorrem um milhão de casos de queimaduras a cada ano, 200 mil são atendidos em serviços de emergência e 40 mil demandam hospitalização. As queimaduras estão entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil, estudo conduzido no Distrito Federal demonstrou taxa de mortalidade de 6,2% entreos queimados internados em hospital de emergência. Embora o prognóstico e a expectativa de vida dos indivíduos com lesão por queimadura tenham melhorado nos últimos anos, a epidemiologia das queimaduras permanece basicamente a mesma.



Precauções a serem tomadas:Infelizmente para a pessoa queimada, o primeiro atendimento, na maioria das vezes é feito no próprio local por pessoas leigas que, nesse caso ,por ausência de programas sociais de educação especifica ,acabam por aumentar o efeito da queimadura ao agir de forma inadequada.
Em locais onde é possível o socorro especializado, é melhor aguarda dez a quinze minutos do que agir imprudentemente. Osprocedimentos básicos devem incluir:
a) Acalmar a pessoa queimada.
b) Mantela o mais imóvel possível.
c) Evitar o resfriamento abrupto da área queimada.
d) Em caso de fogo nas veste, não retira-las, e sim cobrir a pessoa com um coberto ou outro tecido para abafa-lo.
e) Jamais colocar produtos como azeite, vaselina, pó de café e outros sobre a lesão.

Dicas para prevenção dequeimaduras

-Evite que crianças pequenas permaneçam na cozinha quando o fogão estiver sendo usado, e tenha cautela enquanto estiver próximo (a) às panelas, alimentos e recipientes aquecidos;
- Armazene substâncias inflamáveis em local seguro, e leia com atenção as instruções quando for utilizar.
- Caso utilize fogos de artifício, adquira somente marcas confiáveis;
- Muita cautela ao andar demotocicleta, já que o escapamento pode queimar a perna;
- Não se exponha ao Sol por muito tempo, principalmente se não estiver fazendo o uso do protetor solar.
-Ter cuidado quando for mexer com eletricidade, sempre desligue os disjuntores.

Características de Queimaduras:

 Há várias classificações, a mais utilizada na prática clínica, é que divide as queimaduras em profundidade em 1º a 4º graus.* Primeiro grau: Na queimadura de Primeiro Grau o local acometido é a epiderme, que devido a sua vascularização, não há sangramento. Pode ocorrer dor, vermelhidão e hipersensibilidade, mas não existe a formação de bolhas. A cicatrização ocorre entre 2 a 7 dias, quase sem tratamento, com a descamação da epiderme, uma vez que a epiderme é a única região acometida.

* Segundo grau: Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção de queimaduras e ensolações
  • queimadura
  • Queimaduras
  • QUEIMADURAS
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • Queimaduras
  • Queimaduras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!