Prevenção de perdas

Páginas: 3 (567 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
AUDITORIA BASEADA NO RISCO CORPORATIVO
QUEBRA DE PARADIGMA
 
A avaliação do risco em auditoria identifica, mede e prioriza o tratamento dos riscos, que de forma direta expõe o negócio da empresa.A avaliação de risco consegue de forma clara e pragmática identificar as áreas dentro da empresa de maior criticidade.
 
A auditoria de risco consegue estender o horizonte do modelo de avaliação derisco, alterando sua perspectiva. Em vez de só olhar para o processo de negócio como algo que está dentro de um sistema de controle, faz com que nós, gestores de risco, possamos olhar para frente parao futuro. É esta a quebra de paradigma, pois acrescenta valor à empresa.
 
O real valor para a empresa é operacionalizado com base no foco de atuação da auditoria, deixando de olhar para o passado(aquilo que já aconteceu) para olhar o futuro (aquilo que pode vir a acontecer, tendo em vista as condições atuais).
 
Temos que ter a clareza de que só os controles internos, só as normasoperacionais não garantem necessariamente o sucesso da gestão de riscos.
 
O gestor de riscos deve sugerir medidas para mitigar o risco e não só propor novos controles e normas, pois caso contrário o pesodestes controles poderá engessar o fluxo do negócio.
 
VALOR DA AUDITORIA BASEADA NO RISCO
 
Estudos e pesquisas recentes demonstram que ainda há certa relutância das equipes especializadas deauditoria e gestão de riscos, em empregar técnicas de avaliação de riscos.
 
Os principais motivos para esta relutância são:
 
-  Os conceitos de riscos corporativos não são compreendidos com clareza;-  As equipes especializadas acreditam que há necessidade de conhecimento técnico de aplicativos de tecnologia da informação – software;
-  Existe muito pouco tempo para realizar o planejamento.
 Na verdade os conceitos de riscos corporativos não são difíceis e não requerem conhecimento de ferramentas de ti. A auditoria baseada no risco pode e deve ser utilizada pelas equipes de auditoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção e Perdas
  • Prevenção de Perdas
  • Prevenção de perdas
  • prevencao de perdas
  • Prevenção perdas
  • Prevenção e perdas
  • Prevençaõ de perdas
  • prevenção de perdas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!