Prevenção de doenças ocupacionais na cemat

Páginas: 9 (2046 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS NA CEMAT



DEMÓCRATES DE SOUZA[1]
CLAUDIA CAMPOS LEITE DIELLO²



RESUMO


No cenário administrativo das empresas, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema que têm proporcionado grandes impactos, em palavras simples, a QVT defini-se como um programa na qual o homem em sua situação de trabalho, busca melhores ferramentas para reduzirinconvenientes e proporciona melhores condições de trabalho, pelo fato dela se preocupar com os aspectos biológicos e físicos de cada departamento e como cada trabalhador se sente no seu espaço de trabalho, nota-se que as empresas têm buscado melhorias contínuas para proporcionar uma boa saúde para seus colaboradores.
O presente artigo tem a finalidade de mostrar a importância com a Saúde dosTrabalhadores diante do setor administrativo da empresa Cemat. Um dos grandes problemas já diagnosticado dentro desta área por pesquisadores é conhecido como Doenças ocupacionais, males que importunam muito rendimento do serviço prestado pelos empregados, causados por cadeiras desconfortáveis, esforços repetitivos, má postura e outros fatores que geram as doenças chamadas de LER E DORT. Com esses patamaresque afetam a saúde do trabalhador, é viável que sugira a implementação de um plano que previna e que vá de frente para combater e trazer uma melhora na Qualidade de Vida no Trabalho através de conscientização e informação, canais de comunicação que podem fazer a diferença dentro da organização.

Palavras-chave: Prevenção. Doenças Ocupacionais. Saúde. Trabalhador.

1. INTRODUÇÃO
Noartigo será apresentado um tema de suma importância dentro de um ambiente administrativo, ou seja, assunto que por sua vez não se vê muito utilizado em organizações, uma vez que na Cemat um plano de ação para prevenção de doenças ocupacionais vem acarretar muito bem para os colaboradores da empresa e caso não for levado a sério pode ocorrer grandes males à saúde dos trabalhadores, levando em contaque se não ficar atento às doenças ocupacionais, elas podem aparecer se não houver medidas de precavê-las.
Para entender como um plano de prevenção pode ser aplicado, primeiramente tem que saber se os principais interessados, no caso os colaboradores da empresa Cemat, tem o conhecimento do que seja as doenças ocupacionais, sendo que também é necessário conhecer se os funcionários sãoafetados pelas doenças ocupacionais para assim buscar as maneiras de precaver as doenças ocupacionais.
A viabilidade para implantar um plano de prevenção contra as doenças ocupacionais torna-se o objetivo principal deste artigo, pelo motivo de proporcionar uma qualidade de vida melhor para os funcionários da área administrativa da Cemat; Dentro da era digital onde horas e horas se passam dentrode escritórios, vale a pena o investimento na melhoria das condições de trabalho. Nos dias atuais, ter um vida saudável tem que sacrificar, fazer esforços para ter o modelo de vida adequado que leva o ser humano a longevidade. As pessoas têm que se preocupar com a alimentação, exercitar o corpo, descansar a mente do ritmo alucinante do dia-a-dia, são alguns fatores de suma importância paraalcançar a QVT. Especialistas no assunto debatem que saúde mau condicionada influencia diretamente no bem estar das pessoas, podendo atrapalhar a vida social e profissional.
No trabalho, os cuidados para a QVT (qualidade de vida no trabalhado) deve ser pregado com a mesma intenção que se dá à vida pessoal, saber quais os cuidados com a postura, higiene, esforços repetitivosetc., são problemas graves e que prejudicam os trabalhadores. Agora por ser de tal importância prevenir as causas como má postura, esforços repetitivos, cadeiras desconfortáveis e outros, acabam gerando as Doenças Ocupacionais como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (distúrbio osteomusculares), o foco é saber que para um resultado positivo precisa implementar um plano ou uma ação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O IMPACTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES
  • A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais
  • TCC A Importancia da Ginástica Laboral na Prevencao de Doenças Ocupacionais
  • A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS
  • PREVENÇÃO DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO SOBRE OS MECANISMOS DA LERDORT Revisão...
  • o impacto da prevenção de doenças ocupacionais e suas influencias na rotatividade de um call Center.
  • Doenças ocupacionais
  • doença ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!