Prevenção de Acidentes

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
revenção de acidentes de trânsito 

A sua contribuição poderá fazer com que os altos índices de acidentes sejam reduzidos. Não deixe de colocar em prática as regras básicas de segurança no trânsito e aconselhe seus colegas a fazerem o mesmo:

- dirija com velocidade adequada ao local; 

- ultrapasse com segurança;

- mantenha distância adequada do veículo da frente;

- sinalize asintenções;

- só utilize farol alto se necessário;

- use o cinto de segurança;

- pare somente em locais permitidos;

- evite dirigir sozinho longas distâncias;

- leve somente pessoas autorizadas no veículo da empresa.
Trânsito nada mais é que a movimentação de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres com o propósito único de locomoção. Todas as pessoas fazem parte da circulaçãogeral da cidade, cada um com seu interesse e necessidade e com sua própria condição de deslocamento. O trânsito não é apenas um problema técnico e de engenharia, mas, sobretudo, um questão social, econômica e política.
Segundo várias estatísticas, os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte no mundo todo entre pessoas jovens (faixa etária entre 20 a 35 anos), afetando principalmente oshomens. É muito provável que os acidentes de transito sejam a principal causa de morbidade, lesões e incapacidade grave em pessoas jovens (faixa etária entre 20 a 35 anos), mas ainda não temos dados confiáveis a esse respeito. Com toda certeza os acidentes de trânsito estão entre os maiores problemas de saúde pública no nosso país.
Outro fator importante que se faz necessário salientar é o fato deque os acidentes de trânsito são coisas naturais, não precisam acontecer e podem ser prevenidos com medidas simples e fáceis, que no entanto envolvem mudanças de mentalidade e comportamento.
Outro fato que chama a atenção quando se fala em violência no trânsito é o custo que isto traz para os cofres públicos, que segundo algumas estatísticas é de aproximadamente 105 milhões de reais por ano. Osacidentes de trânsito matam hoje mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo e deixam entre 20 a 50 milhões de feridos, fazendo com que nosso país gaste de 1 a 2% de sua riqueza com as vítimas dos acidentes.
Grande parte dos acidentes com veículos automotores ocorre devido a quatro fatores principais, tais como: falta de atenção, desconhecimento de normas, embriaguez e imprudência.Fonte: http://www.picarelli.picarelli.com.br

Fonte: http://www.picarelli.picarelli.com.br/

Estatística

O Brasil apresenta indices elevadíssimos de acidentes de trânsito, dentre os maiores do mundo. Isto, com certeza, deve-se ao comportamento errado com que os motoristas conduzem, ao grande movimento de pedestres sob condições inseguras e precariedade da educação e da fiscalização de trânsito.
Asestatísticas nacionais em acidentes de trânsito em 1998, segundo o departamento nacional de trânsito, indicam para o país a ocorrência de 589.971 acidentes de tráfego rodoviário, resultando em 6.711 vítimas fatais, das quais 80% são do sexo masculino, e 70% pertence ao grupo etário de 15 a 59 anos.
Outro importante fator verificado nas estatísticas é que apenas 6% dos acidentes de trânsito têm comocausa problemas da via, 30% têm origem em problemas mecânicos, e a maioria dos acidentes (64%) têm como causa problemas com o condutor.

Condições adversas do condutor:

*
Deficiência da visão, motora ou auditiva;
*
Cansaço ou sono;
*
Ingestão de álcool;
*
Ingestão de drogas, ou alimentos que alteram a percepção;
*
Estado psicológico oucomportamentais, tais como pressa, preocupação, telefone celular, distração, irritação, medo e espírito competitivo;
*
Stress ou cansaço emocional.

Dica do Dekinho: “Pessoal, sempre pratiquem direção defensiva!”
Direção defensiva é o ato de conduzir de maneira a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições contrárias que encontramos nas vias de trânsito.

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • prevencao de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidente
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!