Prevenção de acidentes no trabalho

Páginas: 6 (1481 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Segundo Chiavenato (2000), a segurança do trabalho busca minimizar os acidentes do trabalho, que, para o mesmo autor se caracterizam como:

Decorrente do trabalho, provocando, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determine a morte, a perda total ou parcial permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. A palavra acidentesignifica ato imprevisto e perfeitamente evitável na maioria dos casos. As estatísticas de acidentes do trabalho, por lei, englobam também os acidentes de trajeto, ou seja, aqueles que ocorrem no trajeto do empregado de sua casa para a organização e vice-versa (CHIAVENATO, 2000, p. 440).

Os acidentes de trabalho são subdivididos em 3 grupos:
Acidentes sem afastamento: aquelas ocorrênciasconsideradas pequenas em que o trabalhador continua exercendo sua função sem problemas ou prejuízo considerável, todavia deve ser anotado em relatórios e exposto nas estatísticas mensais da organização.
Acidentes com afastamento: é aquele que pode resultar em incapacidade temporária para trabalhar, aonde no retorno o indivíduo continua a exercer sua função sem redução da sua capacidade no trabalho.Em incapacidade permanente ou parcial aonde o indivíduo sofre alguma lesão orgânica (perda de algum membro, etc.), desta forma sua capacidade de trabalho é consideravelmente reduzida. E em incapacidade total permanente aonde o indivíduo perde completamente a capacidade para exercer alguma função no trabalho, pois sofreu uma lesão orgânica grave (perda total da visão ou audição, etc).
Morte.Estes acidentes não são somente sentidos pelo trabalhador, mas também pela organização pois também representa custos para a empresa, estes, não somente materiais em quesitos médicos mas também no sentido de que o colaborador acidentado reduz a sua produtividade, em salários pagos a trabalhadores afastados, custos da investigação do acidente, entre outros (LACOMBE, 2011). Os acidentes como bem dizLacombe (2011), são causados principalmente por condições inseguras no trabalho como falta de material de proteção, equipamentos defeituosos, e também a pressão posta no trabalhador para o término do trabalho que resulta em fadiga e cansaço, além de problemas psicológicos em relação ao ambiente de trabalho e as relações ali constituídas. Lacombe (2011) também cita o alcoolismo e uso de drogas comoagentes causadores de acidentes de trabalho. Desta forma, entende-se que os acidentes de trabalho são na maioria das vezes podendo ser evitados pelas medidas que programas de segurança do trabalho podem fornecer: técnicas, educacionais, médicas e psicológicas que empregam nessa prevenção. Entretanto, estas ações de prevenção muitas vezes fracassam por diversos momentos serem aplicados de maneiraserrôneas ou até porquê não estão delimitadas e compreendidas pela direção da empresa. Deve-se saber então que, este trabalho só obtém resultados significativos se intermediados por um trabalho de equipe. Como bem diz Chiavenato (2000), “cada chefe é responsável pelos assuntos de segurança de sua área, embora exista na organização um órgão de segurança para assessorar as chefias em relação a esteassunto (p. 438)”.
Um plano de segurança eficaz engloba todas as áreas funcionais de cada organização, ou seja, não somente deve-se observar a área de produção por exemplo, mas também os escritórios, depósitos, etc. pois, todos os ambientes podem oferecer algum tipo de risco a tranqüilidade do trabalhador. Além de que se deve estar atento a requisitos como material para efetuação de um trabalhoseguro e cumprimento de normas de segurança (CHIAVENATO, 2000).
Segundo Chiavenato (2010), todo programa de prevenção de acidentes visa eliminar condições inseguras de trabalho (mapeamento das áreas de risco e constante avaliação sobre o bom funcionamento do ambiente físico, analisar profundamente os acidentes ocorridos a fim de encontrar possíveis causas e prevenir ocorrências futuras, tudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção de acidentes de trabalho em hospitais
  • Análise e prevenção de acidentes de trabalho
  • Prevenção de acidentes no trabalho
  • Prevenção de acidentes do trabalho
  • A prevenção do acidente de trabalho com os epi's
  • SMQS Prevenção ao Acidente de trabalho.
  • Segurança no trabalho : prevençao de acidentes
  • Prevençao de acidentes de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!