prevenção de acidentes em industrias de explosivos

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Prevenção de Acidentes em Indústria de Explosivos
O presente trabalho ira abordar sobre as formas de prevenção de acidentes em Indústrias de Explosivos onde o risco entre os trabalhadores é de grande proporção. A prevenção de acidentes em qualquer setor industrial é obrigatória por parte dos empregadores, por isso é indispensável todos os procedimentos de prevenção descritas na NR-19 que buscao cumprimentos de tais normas para o melhor funcionamento das indústrias e consequentemente a redução de acidentes e que consiste nos seguintes tópicos :
Estocagem e Armazenamento:
Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incêndio, não obstruir portas ousaídas de emergência e não provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação. As pilhas de materiais, a granel ou embalados, devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem o seu manuseio.
Sobre o modo de empilhamento, separados de acordo com o tipo de material e a bitola das peças:
Figura 1- Armazenamento de materiais explosivos




Fonte:http://segurancaesaudedotrabalho.blogspot.com.br/
Deve admitir no interior dos depósitos de para armazenagem de explosivos as seguintes temperaturas máximas:
1. 27ºC para nitrocelulose, nitromido e pólvora química de base dupla;
2. 30ºC para acido pícrico e pólvora química de base simples;
3. 35ºC para pólvora mecânica;
4. 40º para trotil , picrato de amônio e outros explosivos nãoespecificados.

Transporte e Manuseio:
Baseados na NR-19 , o transporte e manuseio dos explosivos devem ser muito cautelosos devido o grande risco aos trabalhadores e a comunidade em geral , portanto é necessário :
I. O transporte de explosivos e acessórios deve ser realizado por veículo dotado de proteção que impeça o contato de partes metálicas com explosivos e acessórios e atenda à regulamentaçãovigente do Ministério da Defesa e observadas as recomendações do fabricante.
II. Para poderem trafegar pelas estradas brasileiras, os caminhões que transportam produtos ou resíduos químicos perigosos são obrigados a adotar uma série de medidas de segurança.
III. O motorista precisa ser treinado para conduzir produtos perigosos. Na viagem ele tem que levar a documentação com dados sobre aclassificação da carga, as autorizações para circulação e informações de segurança para o caso de acontecer um acidente.
PROIBIDO:
I. Proibir o transporte de explosivos exposto com equipamento movido a motor de combustão interna;
II. Não permitir o transporte e armazenagem, conjunto de explosivo de ruptura e de outros tipos, especialmente de iniciadores;
III. Proibir a utilização de luzesnão-protegidas, fósforos , isqueiros ,dispositivos ou ferramentas capazes chama ou centelha nos locais de embarque, desembarque e no transporte.

O caminhão tem que estar em boas condições de manutenção e externamente precisa estar sinalizado com placas indicativas para mostrar o produto (ou produtos) que carrega e seus riscos. . A indicação dos perigos é feita por painéis de segurança e rótulos derisco, que trazem números e símbolos indicando a classificação dos produtos transportados e seu enquadramento em uma das classes ou subclasses especificadas na Resolução da ANTT. Os painéis de segurança e seus significados:







Figura 2 -Rótulos de Risco da Classe 1- Explosivos



Fonte: http://www.bvsde.paho.org

1.1- Substância e artigos com risco de explosão em massa.
1.2-Substância e artigos com risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa.
1.3- Substâncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de explosão ou de projeção, ou ambos, mas sem risco de explosão em massa.
1.4- Substância e artigos que não apresentam risco significativo.
1.5- Substâncias muito insensíveis, com risco de explosão em massa.
1.6- Artigos extremamente insensíveis,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção de acidentes na industria do petróleo
  • prevencao de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • prevencao de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidente
  • Prevenção de acidentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!