Prevenção de acidente

Páginas: 32 (7868 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Prevenção de combate a incendio
-------------------------------------------------
1-INTRODUÇÃO

As usinas termoeléctricas utilizam-se do fogo para gerar força elétrica que, posteriormente,movimentará os equipamentos de nossas industrias. Quando controlado pelo homem, o fogo é um instrumento de grande valor.
Há casos, porém, em que o fogo torna-se um agente destruidor, fugindo ao controledo homem. É o caso de cigarros acesos, jogados a beira de estradas, ou queimados nas áreas rurais feitas de forma inadequada, atingindo grandes proporções, incendiando florestas, lavouras,casas, matando,animais e, às vezes, seres humanos.
Temos, então, a ocorrência do incêndio, que gera a destruição de patrimônio e, o que é mais importante, atinge o homem no seu bem mais precioso: a vida.Deve-se, portanto, conhecer os aspectos básicos de prevenção e de proteção contra incêndio, para nossa própria segurança.
A prevenção de incêndios consiste em evitar que ocorra fogo, utilizando-se certas medidas básicas, que envolvem a necessidade de conhecer, entre outros itens:
a. características do fogo;
b. propriedades de riscos dos materiais;
c. causas de incêndios;
d. estudo doscombustíveis.
Quando, apesar da prevenção, ocorre um principio de incêndio, é importante que ele seja combatido de forma eficiente, para que sejam minimizadas suas conseqüências. Para que esse combate seja eficaz, deve-se, ainda:
conhecer os agentes extintores;
saber utilizar os equipamentos de combate a incêndios;
saber avaliar as características do incêndio, o que determinará a melhor atitudea ser
tomada.

1.1- Objetivos
Os conhecimentos apresentados a seguir objetivam fornecer subsídios para prevenir e proteger as edificações em geral contra incêndios; as características dos serviços, dos materiais empregados, dos processos de fabricação, etc., e determinar as soluções mais adequadas a cada situação.

2- PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
O estudo da prevenção do incêndio se baseia naanálise das condições que possibilitam o surgimento de um foco de incêndio, pois previnir nada mais é do que impedir que haja fogo ou que ele fuja ao controle do homem.

2.1- Normas regulamentadoras:
As normas que regulamentam a prevenção contra incêndio no Brasil são as da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT referentes aos procedimentos para projeto e construção das edificações.Entre outras: NBR 9077 – Saídas de Emergências em Edifícios, NBR 5627 – Exigências particulares a obras de concreto armado, NBR 9442 – Materiais de construção e NBR 1174 – Porta corta-fogo.
As instalações para proteção contra incêndios são regulamentadas pelas normas da ABNT referente a instalação e manutenção de sistemas de proteção. Podemos citar a NBR 7532 – Classes de incêndios e extintores,NBR 13714 – Instalações hidráulicas de hidrantes, NBR 10987 – Chuveiros automáticos e a NBR 10898 – Sistema de iluminação de emergência. Podemos citar também a NR 23 – Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho.
Cada estado possui sua legislação específica.
Este trabalho tem por base a NR 23 – Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho, que apresenta os requisitos exigidos emrelação à proteção contra incêndio.

2.2- Órgão fiscalizador
Em cada Estado da federação a fiscalização é responsabilidade do Corpo de Bombeiro local vistoriar e verificar se as normas técnicas estão sendo cumpridas para a devida segurança dos moradores.
Qualquer obra a ser executada, deve ainda na fase de projeto ser submetida aos engenheiros ou arquitetos do quadro técnico do Corpo deBombeiros, para aprovação e no seu final para o habite-se.

2.3- Princípios básicos do fogo
Pode-se definir o fogo como conseqüência de uma reação química de oxidação, denominada combustão, que produz calor ou calor e luz. Para que ocorra essa reação química, devesse-a ter no mínimo dois reagentes que, a partir da existência de uma circunstância favorável, poderão combinar-se.
Os elementos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • prevencao de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevenção de acidentes
  • Prevençao de acidentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!