PREVENÇÃO DE ÚLCERA DE PRESSÃO NO TRANS E PÓS- OPERATÓRIO

Páginas: 3 (661 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
1Diego Silveira Siqueira
1Catia Perez Perreira Gomes
2Patrícia Treviso
1Simone Cristina de Souza
1Sueli Fatima Casasola


Centro Universitário Metodista – IPA
INTRODUÇÃO
Úlcera porpressão (UP) é uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/oucisalhamento. Podendo ocorrer também como complicação durante o trans e/ou pós-operatório. As UP são classificadas em estágios que vão de I a IV, com base no comprometimento tecidual, podendo ainda serclassificada como inclassificável e suspeita de lesão nos tecidos profundos.

OBJETIVOS
Analisar produção bibliográfica sobre os cuidados relacionados à prevenção de úlcera de pressão no trans e pós-operatório durante o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012. Descrever evidências bibliográficas sobre as principais estratégias de prevenção de úlceras de pressão no trans e pós- operatório.METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão bibliográfica na qual foram percorridas as seguintes etapas: estabelecimento da hipótese e objetivos da revisão bibliográfica; estabelecimento de critériosde inclusão e exclusão de artigos selecionados; análise, discussão e apresentação dos resultados. Foram selecionados 9 artigos científicos que versavam acerca do tema.

RESULTADOSVerificou-se que inúmeros são os riscos para desenvolver úlceras de pressão no trans e pós- operatório. O cuidado de enfermagem é fundamentado nas necessidades e prioridades identificadas para o paciente. Ofator em comum encontrado para a prevenção de úlcera de pressão foi a realização de mudança de decúbito pela equipe de enfermagem no período pós-operatório, a proteção de saliências ósseas comhidrocolóides, películas e espumas de poliuretano podem ajudar na prevenção de úlceras de pressão, tanto no período trans como pós-operatório.

CONCLUSÕES
Avaliando a proposta inicial desta revisão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré, trans e pós-operatório
  • pre trans e pos operatorio
  • prevenção de ulcera por pressão
  • Prevenção de ulcera por pressao
  • úlcera por pressão: meios de identificação e prevenção
  • Cuidados de Enfermagem no pré ,trans e pós operatorio
  • Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão: revisão de Literatura
  • Atuação da enfermagem na prevenção e tratamento da úlcera de pressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!