Prevenção da Violência

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Apontamentos para se Pensar Ações de Prevenção à Violência pelo Setor Saúde






“A violência tem sido um dos fenômenos contemporâneos que, além da inquietude social que provoca, causa um contingente substancial de vítimas todos os anos.” pag 181
Eu diria que causa um contingente substancial de vitimas todos os dias! São muitos os impactos da violência na vida das pessoas, sejam elesvítimas fatais (os óbitos) ou sequelas físicas e/ ou psicológicas. A sensação de insegurança, pânico e medo generalizado também decorre dos grandes índices de violência em nosso cotidiano.
Apesar das taxas altíssimas e dessa inquietude que a violência causa, demonstrando que é um problema de grande magnitude, o tema ainda é pouco discutido em alguns setores (na saúde inclusive) e as ações comfoco na prevenção da violência não tem sido suficientes para reduzir tais índices. Para se pensar ações que evitem atos violentos e promovam a paz, é preciso ter em mente a importância de estratégias que envolvam os diversos setores que interessem o tema da violência.
Se tratando de contexto histórico, a violência existe desde a antiguidade, ela está presente, por exemplo, em relatos bíblicos comoaponta Minayo em seu livro Violência e Saúde, sobre a morte de Caim provocada pelo seu irmão Abel motivado pelo sentimento de inveja. Ainda sobre relatos bíblicos há registros de intolerância que gerou a atitude violenta de Pedro que cortou o pedaço da orelha do soldado com sua espada para defender Jesus, e tantos outros de tantas épocas poderiam ser citados aqui, mas, como aponta a autora dessetexto, a intenção não é fazer uma linha do tempo para identificar como surgiu nem obter um diagnostico da evolução da violência, mas entender que ela sempre esteve presente na humanidade, porém ganha concepções diferentes de acordo a época, cultura ou contexto em que ela ocorre. No contexto atual a violência é vista como “manifestos na forma de ódio cristalizado, em atos violentos fortuitos”, essecontorno que caracteriza a violência nos dias atuais tem sido influenciado principalmente pela mídia, existem hoje dezenas de programas de TV sensacionalista e centenas de blog’s que se mantém divulgado e compartilhando esse tipo de “informação”. Essa atitude midiática além de banalizar os fatos, abordam apenas a violência física não deixando de falar da violência psicológica, da intimidaçãomoral, do constrangimento, coação que são outras formas expressões da violência. Se esses fatos não são reconhecidos como atitudes de violentas não poderão ser prevenida, sem contar que algumas delas são precedentes para que ocorra a agressão física de fato.
Estamos vivendo em tempos que a cordialidade e o respeito à opinião e escolhas do outro estão perdendo espaço. O ritmo de vida ocidental não temfavorecido as relações sociais saudáveis, onde o individualismo é supervalorizado e há grande intolerância para com o outro , os elementos que constituem os indivíduos como religião, orientação sexual e gênero são aspectos disparadores de conflitos e são “resolvidos” frequentemente de forma não dialógica.

É um grande desafio pensar em políticas públicas que promovam mudanças nesse cenário jáque exige mudanças de atitudes do outro e mudar hábitos e comportamentos não é uma tarefa fácil. Uma estratégia que pode trazer grandes resultados é investir em educação de base e um trabalho intensificado com crianças e jovens, porém esses resultados serão contemplados a longo prazo.


“O setor saúde sempre foi mais preocupado em atender as vítimas da violência do que em se debruçar sobre oestudo das causas e do planejamento de estratégias para sua prevenção.” Pág 189


O atendimento às vitimas é importante sim, mas depois de atendidas o que fazer com elas¿ Além do atendimento de emergência é na atenção básica que chegam esses casos principalmente de violência domestica/familiar e seria um local para notificar e alimentar bancos de dados que ainda apresentam números abaixo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência doméstica possibilidades de prevenção
  • Projeto para a Prevenção à violencia doméstica
  • violencia criminalidade e prevenção
  • RESUMO VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E PREVENÇÃO
  • avaliação de Violencia criminalidade e prevenção
  • Prevenção as drogas e a violência
  • O proerd e a prevenção das drogas e da violência nas
  • Behaviorismo radical e prevenção à violência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!