PREVALÊNCIA DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA EM ADOLESCENTES EM UM COLÉGIO PARTICULAR DE UM MUNICÍPIO DO VALE DOS SINOS, NO ANO DE 2012.

6772 palavras 28 páginas
PREVALÊNCIA DE ESCOLIOSE IDIOPÁTICA EM ADOLESCENTES EM UM COLÉGIO PARTICULAR DE UM MUNICÍPIO DO VALE DOS SINOS, NO ANO DE 2012.

RESUMO

A escoliose idiopática é um problema de saúde importante entre os estudantes adolescentes sendo considerada a mais comum de todas as deformidades da coluna vertebral. O presente estudo foi caracterizado como uma pesquisa observacional, descritiva, e de corte transversal a qual apresentou como objetivo geral identificar a prevalência de alterações posturais que possam indicar escoliose idiopática em adolescentes de um colégio particular. Trata-se de uma pesquisa composta por 55 estudantes adolescentes de 6°, 7° e 8° séries do ensino fundamental, de ambos os sexos, com idade entre 12 a 14 anos matriculados no turno da manhã e tarde em um colégio particular no ano de 2012, numa cidade do vale dos sinos. Foi realizada uma avaliação durante a aula de educação física individualmente, com a visualização no plano frontal observando a diferença entre o ângulo de Tales (olecrano direito e esquerdo em relação ao tronco) e o teste ortopédico de Adam´s. Com relação aos benefícios individuais da pesquisa, na presença de gibosidade, o teste foi considerado positivo e os responsáveis legais foram comunicados, onde receberam uma sugestão para procurar um médico ortopedista para avaliação e se houver necessidade realização de exames complementares para iniciar um tratamento específico. Ao final da avaliação os alunos receberam um folheto explicativo sobre escoliose e como manter bons hábitos posturais. Os resultados demonstraram que 61,80% dos adolescentes são do sexo feminino, sendo que a faixa etária de maior porcentagem foi a dos 13 anos. Conclui-se que 20% da amostra apresenta provável diagnóstico de escoliose idiopática sendo a curvatura torácica a mais acometida em ambos os sexos. Com base nestes dados, sugerem-se mais estudos com crianças e adolescentes visando à coluna vertebral e a postura, pois posturas inadequadas adotadas em

Relacionados

  • E JTJ Vol04
    352472 palavras | 1410 páginas