Prevalência de distúrbios osteomioarticulares em carteiros da cidade de juazeiro do norte - ce

Páginas: 38 (9299 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
1 - INTRODUÇÃO

As desordens osteomusculares incluem uma grande variedade de condições inflamatórias e degenerativas que afetam os músculos, tendões, ligamentos, articulações, nervos periféricos e veias, sendo que as regiões mais comumente envolvidas são: a coluna lombar, cervical, ombros, antebraços e mãos (Punnett e Wegman, 2004; NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH,2004).
Segundo Imai (1998) elas apresentam como seu principal sintoma a dor e possui uma evolução baseada, principalmente, nos graus de intensidade, sendo que, nos estágios mais avançados, o sujeito pode chegar à invalidez para o trabalho, assim como, ficar prejudicado nas atividades de vida diária.
Esses distúrbios têm como uma das principais características a origem multifatorial, oque requer uma visão apurada para entender a sua etiologia.

“Dentre os fatores etiológicos, considerados de natureza multifatorial, destacamse os biomecânicos presentes na atividade de exigências repetitivas e desenvolvidas em ambientes planejados ergonomicamente inadequados, além das características individuais, do estilo de vida e das condições de trabalho . A maiorprevalência da sintomatologia osteomuscular ocorre entre os trabalhadores jovens e do sexo feminino, que exercem atividades caracterizadas por grande esforço e repetitividade”. (Barros e Alexandre, 2003).

Apesar disso, segundo McBeth et al., (2003) existe uma necessidade de maiores estudos que demonstrem claramente a relação entre os fatores de risco relacionados ao trabalho e o aparecimento desintomas de dor. Os principais objetivos dessas pesquisas seria demonstrar a ocorrência de desordens osteomusculares relacionadas ao trabalho, seus sinais e sintomas, e os fatores do trabalho que podem estar associados.
Apesar da necessidade de novos estudos, é importante salientar que existem instrumentos que avaliam a ocorrência de sintomas e demandas físicas no trabalho, sejam por métodosauto-respondidos, observacionais ou de medidas diretas. No entanto não são todas as categorias profissionais que são vistas com interesse por parte dos pesquisadores apesar de desenvolverem atividades de “alto risco” para o aparecimento de sintomas osteomusculares.
Dessa forma, a presente pesquisa objetivou determinar a prevalência de sintomas osteomusculares nos carteiros do município deJuazeiro do Norte – CE, verificando a existência de associação entre as variáveis socioeconômicas (sexo, idade, estado civil,), ocupacionais (tempo de trabalho, carga horária média, afastamento do trabalho no último ano e posto de serviço) e de saúde (atividade física, diagnóstico de doenças, áreas mais freqüentes) com a presença da sintomatologia osteomuscular.

2 - OBJETIVOS

2.1 - OBJETIVOGERAL

➢ Avaliar a prevalência de distúrbios osteomusculares em carteiros da cidade de Juazeiro do Norte – CE.

2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

➢ Identificar as principais áreas do corpo com distúrbios osteomioarticulares nos últimos 12 meses;
➢ Analisar a freqüência dos distúrbios prevalentes e sua intensidade;
➢ Comparar a prevalência dos distúrbios osteomusculares entreos grupos de carteiros de acordo com o posto de trabalho e correlacionar esses dados com o afastamento das atividades laborais.
3 – REVISÃO DE LITERATURA

3.1 – DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES

3.1.1 - Definição

Distúrbios osteomioarticulares incluem condições patológicas que afetam nervos, tendões, músculos e estruturas de sustentação (NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL SAFETYAND HEALTH, 2004). Segundo Lin et al. (2001) as lesões por esforços repetitivos (LER) ou os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) correspondem a um conjunto de afecções relacionadas às atividades laborativas que acomete músculos, fáscias musculares, tendões, ligamentos, articulações, nervos, vasos sangüíneos e tegumento. As várias formas clínicas de manifestação das LER/DORT...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JUAZEIRO DO NORTE CE
  • O PERFIL DOS VISITANTES COMPRADORES DO COMÉRCIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE- CE
  • Estudo de Campo
  • Estudo da prevalência da Infecção puerperal no hospital maternidade de referencia do município de juazeiro do...
  • A história de juazeiro do norte, a "cidade santa" do ceará.
  • ESPAÇO URBANO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA SOBRE A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE/CE
  • A contribuição de um site de compra coletiva para o desenvolvimento de empresas locais. um estudo realizado na...
  • Pacientes hipertensos atendidos em uma unidade básica de saúde no município de juazeiro do norte/ce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!