Prevalência de diabetes melitus em uma unidade de emergência em um hospital geral de alagoas

Páginas: 24 (5768 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Michelle Silva de Oliveira











Prevalência de portadores de Diabetes Mellitus atendidos no setor de emergência em um Hospital Geral de Alagoas
















Maceió
2007
Michelle Silva de Oliveira











Prevalência de portadores de Diabetes Mellitus atendidos no setor de emergência em um Hospital Geral de AlagoasMonografia de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu apresentada ao INESP – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa – para obtenção do título de Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, desenvolvido sob a orientação da enfermeira Thaís Honório Lins.






Maceió
2007Dias inteiros de calmaria, noites de ardentia (fosforescência marítima), dedos no leme e olhos no horizonte, descobri a alegria de transformar distâncias em tempo. Um tempo em que aprendi a entender as coisas do mar, a conversar com as grandes ondas e não discutir com o mau tempo. A transformar o medo em respeito, o respeito em confiança.Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer.
AMYR KLINK



















Agradecimento



■ A Deus por ter estado presente em todos os momentos da construção deste estudo, nos dando força e capacidadepara a realização do mesmo;

■ Ao marido pela paciência e incentivo que nos deram;

■ Ao Hospital Memorial Arthur Ramos que contribuiu com a nossa pesquisa;

■ A nossa orientadora Enfª Thaís Honório Lins pela disponibilidade e motivação;

■ E a todos que colaboraram para a realização deste trabalho.


Resumo

Oliveira, MS: Prevalência de portadores de Diabetes Mellitus atendidos nosetor de emergência em um Hospital Geral de Alagoas. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa – INESP, Maceió, 2007.



Em nossa população é comum convivermos com pessoas portadoras de patologias crônicas. O diabetes é uma doença que afeta, na sua maioria, indivíduos acima de 40 anos e que é responsável por muitas complicações graves e ameaçadoras da vida.No nosso cotidiano profissional não é raro os casos de clientes com amputações de membros inferiores, úlceras que não se cicatrizam, insuficiência renal e outras complicações do diabetes. Estatisticamente é mostrado que a população brasileira está envelhecendo, fazendo com que estes agravos aumentem. Assim, este estudo teve a finalidade de informar a prevalência de portadores de diabetes mellitusatendidos no setor de emergência do Hospital Memorial Arthur Ramos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, cuja amostragem foi composta por 537 prontuários de portadores de diabetes mellitus no período de julho a dezembro de 2006 de uma amostra não probabilística e que seguiram a critérios de inclusão e exclusão. Dos 537 prontuários identificados como de clientes diabéticos, 43,58%foram do sexo masculino e 56,42% do feminino; foi mais prevalente nos indivíduos acima de 71 anos de idade, porém a prevalência foi equivalente para aqueles com idade entre 51 e 70 anos. Observou-se, ainda que 66,3% apresentavam doenças associadas no momento do atendimento, destacando a hipertensão arterial, 57,35% e as cardiopatias, 9,31%. Conclui-se que os resultados se encontram próximo dos númerosde prevalência em outras regiões do Brasil e que é importante conhecer o perfil dos clientes portadores de diabetes mellitus, principalmente no atendimento emergencial. Assim, temos subsídio para sugerir atividades que venham a qualificar o atendimento emergencial dos profissionais de enfermagem.











































Índice

1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diabetes melitus
  • Diabetes melitus
  • DIABETES MELITUS
  • Diabetes melitus
  • Diabetes Melitus
  • DIABETES MELITUS
  • diabetes melitus
  • Diabetes melitus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!