Prevaalencia de cáries em adolescente

Páginas: 12 (2824 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA






A prevalência de cárie entre adolescentes
vulnerabilidade do adolescente







ISAAC
PEDRO DE MATOS
ROGERIO BORBA





RECIFE-PE
2014
ISAAC
PEDRO DE MATOS
ROGERIO BORBA







A prevalência de cárie entre adolescentes
vulnerabilidade do adolescenteTrabalho realizado como forma de avaliação
Na Disciplina Clinica Integral 2
Prof. Titular:
Viviane Colares






RECIFE-PE
2014
INTRODUÇÃO:
O principal agravo em saúde bucal é a cárie dentária, doença crônica, passível de prevenção, de condições cumulativas e considerada importante causa de dor de origem dentária e da ocorrência de perda dentária em seu estágio mais avançado. A etiologiada cárie dentária é composta por uma complexa interação entre condições biológicas, ambientais e sociais. Embora a prevalência de cárie dentária esteja diminuindo nas últimas décadas, existe grande iniquidade na experiência e na distribuição dessa condição no Brasil. Nesse fenômeno, denominado polarização da doença, a parcela mais pobre da população concentra quase toda a carga da doença. Arelação entre posição socioeconômica e as condições de saúde está bem elucidada na literatura. Indivíduos que ocupam posição superior na hierarquia social apresentam melhores condições de saúde que os indivíduos de posições imediatamente inferiores, mostrando um gradiente social nas condições de morbidade e mortalidade. A saúde bucal é forte marcador socioeconômico e comportamental e pode serconsiderada para o estudo das iniquidades sociais em saúde. O acesso e a utilização dos serviços odontológicos também estão relacionados com as iniquidades socioeconômicas, uma das principais barreiras, coletiva e individualmente. Embora exista aumento na utilização de serviços odontológicos em todas as camadas sociais no Brasil, essa utilização ainda é muito desigual, pois a proporção de pessoas quenunca visitaram serviços odontológicos é oito vezes maior nos mais pobres. (Oliveira et al, 2013).
Definição de Carie dentária
A doença carie dentária é considerada um importante problema de Saúde Pública devido a sua elevada prevalência à capacidade evolutiva com possibilidade de prevenção. Seu processo de desenvolvimento começa com a dissolução da substancia mineral do esmalte, depois a dentinae posterior infecção da polpa finalizando com a perda da peça dentaria. (Costa, 2011).
Etiologia da Carie dentária
Todas as superfícies dentarias são susceptíveis a carie basta a presença da placa bacteriana embora não haja relação direta entre a presença da placa e o desenvolvimento da carie dentária. (Costa, 2011).
A etiologia da cárie dentária é composta por uma complexa interação entrecondições biológicas, ambientais e sociais. (Costa, 2011).
A carie dentária possui uma origem multifatorial devido a numerosas, frequentes e dinâmicas interações existentes entre os fatores etiológicos, primários e secundários. (Costa, 2011).
Fatores Etiologicos
Os fatores etiológicos primários são imprescindíveis para que a carie dental se estabeleça. Por sua vez os fatores etiológicossecundários assumem um papel de influencia no desenvolvimento da lesão. (Costa, 2011).
Fatores Etiologicos Primários
Os fatores primários ou essenciais estabelecem-se em três grupos de fatores diferentes ligados sob o ponto de vista etiopatogênico: Fatores do Hospedeiro, fatores de agente e fatores do ambiente necessários ao desenvolvimento da carie.
Fatores do Hospedeiro
O processo de carie varia depessoa p/ pessoa
Depende da susceptibilidade
As superfícies oclusais irregulares ajudam a acumular placa bacteriana.
pH e quantidade de saliva. (Oliveira et al 2013).

Placa Bacteriana
Agregado bacteriano aderido fortemente ao dente suportado por matriz constituída por material amorfo. (Costa, 2011).
Fatores do ambiente
Hábitos alimentares mais importantes
O tipo de alimento da dieta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carie
  • Carie
  • O que é carie?
  • Caries
  • carie
  • Carie
  • Cárie
  • carie

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!