Presunção de coliformes fecais no lago igapó através da análise microbiológica da água

Páginas: 9 (2118 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
PRESUNÇÃO DE COLIFORMES FECAIS NO LAGO IGAPÓ ATRAVÉS DA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA

Amanda Cristina Jacob¹
Antonio Maranzatto Junior²
David Vitturi de Carvalho³

Resumo
A água é um dos veículos e ao mesmo tempo local de moradia de seres vivos, dentre eles alguns importantes microrganismos que podem ser patógenos ao ser humano. O devido tratamento daágua pode melhorar a qualidade de vida da população. Tornando o estudo mais específico ao Lago Igapó situado na cidade de Londrina no estado do Paraná, o lago vem tendo problemas de poluição. O método mais usado para a avaliação da qualidade das águas são testes que determinam o índice de contaminação fecal. Este trabalho tem como objetivo determinar a presença de coliformes fecais na água do LagoIgapó pela análise microbiológica, usando um meio de cultura lactosado, que é o meio onde os coliformes fecais vivem. Com o teste presuntivo dando positivo, podem-se haver coliformes fecais na água e a chance de haver microrganismos patogênicos é alta, prejudicando na qualidade de vida da população que utiliza o lago tanto para lazer e até mesmo para consumo da água e dos peixes. O governo devetomar medidas para conscientização da população e melhoramento da qualidade da água.
Palavras chave: Patógenos, Coliformes Fecais, Contaminação Fecal, Poluição, Qualidade da água, Análise Microbiológica.
Introdução
A água sendo um dos recursos mais abundantes na natureza desempenha um papel fundamental na vida dos seres humanos. Caindo na forma de chuva, é umexcepcional solvente, que carrega os nutrientes essenciais à vida. Mais de 70% do corpo humano é feito de água. Além disso, é utilizada em atividades domésticas; industriais; recreação; agricultura, pecuária; comércio; navegação; aquicultura, geração de força motriz e energia; saúde e lazer (FERREIRA, 2011).
A maior parte das doenças transmitidas ao homem é causada por micro-organismos, comobactérias, helmintos, protozoários e vírus, que podem ser veiculados pelo ar, contato, alimento e água. Dependendo do uso a que se destina, a água deve ter características de qualidade definidas por um conjunto de parâmetros e padrões descritos em leis e normatizações sanitárias. O atendimento a estes parâmetros e padrões garante que seu uso ou consumo não ofereça riscos à saúde humana.
As doençasrelacionadas à água podem ser diminuídas ou até mesmo eliminadas pelo tratamento adequado das águas de abastecimento e a adoção de medidas adequadas de saneamento. Este tratamento, porém, não garante a manutenção da potabilidade da água, haja vista que sua qualidade pode se deteriorar entre o tratamento, armazenamento e distribuição. Adicionalmente, os níveis de contaminação podem elevar-se nasresidências pela precariedade das instalações hidráulico-sanitárias, pela ausência de manutenção dos reservatórios e pelo controle inadequado da água. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma melhoria no saneamento e no abastecimento de água potável poderia reduzir em até 90% as doenças diarreicas no mundo, evitando cerca de 2,2 milhões de mortes de crianças anualmente (CALDAS; MARCHETI, 2010).
Asgrandes cidades enfrentam muitos problemas relacionados à qualidade da água dos mananciais que atravessam o perímetro urbano, isso é consequência da intensa concentração de atividades humanas, em um espaço relativamente pequeno. Os principais processos de poluição são: assoreamento, devido aos detritos carregados pelas águas pluviais; contaminação pelo despejo ilegal de efluentes residuaisgerados pela indústria, comércio e pelas residências, onde são introduzidas na água substâncias nocivas à saúde e para as espécies de vida aquática, é o caso dos organismos patogênicos, matéria orgânica e metais pesados. Eutrofização a partir da fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (nitrogênio e fósforo), causando o crescimento descontrolado (excessivo) de algas e plantas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise das Características microbiológicas da água: Coliformes e Algas
  • Análise microbiológica da água do lago da serra da cantareira
  • análise do lago igapó
  • Analise de agua subterranea para consumo humano com enfoque em coliformes fecais
  • Relatório Análise Microbiológica da Água
  • analise de coliformes na agua
  • “Analise da água em coliformes totais, coliformes fecais, desde seu reservatório até algumas casas do bairro...
  • Analise microbiologica da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!