PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Páginas: 24 (5796 palavras) Publicado: 12 de julho de 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------- 1
1. PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM ----------------------- 2-15
1.1. TIPOS DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM 3-8
1.1.1. CUIDADOS DE ENFERMAGEM FUNCIONAIS ---------------- 3-4
1.1.2. CUIDADOS DE ENFERMAGEM INDIVIDUAIS ------------------ 5
1.1.3. CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM EQUIPA----------------- 5-7
1.1.4. CUIDADOS DE ENFERMAGEM POR ENFERMEIRO RESPONSÁVEL ----------------------------------------------------------------------- 7-8
1.2. CONSEQUÊNCIAS, RESULTADOS, EFEITOS DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM ----------------------------------------------------------------- 9-15
CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------- 16
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ----------------------------------------------- 17
ACTA ------------------------------------------------------------------------------------- 18























INTRODUÇÃO


O ambiente hospitalar é estressante, barulhento, com normas e rotinas próprias. Neste ambiente, o paciente perde sua identidade, privacidade e sua percepção de liberdade. Ahospitalização traz para os pacientes e seus familiares sentimentos de insegurança que se acentuam quando estes pacientes possuem dependência para os cuidados básicos de enfermagem, como alimentação, higiene e mobilidade física.

É neste momento que a equipe de enfermagem tem a oportunidade de focalizar suas ações no ser humano, receptor dos cuidados, ou seja, fazer uma conexão integrada entre astarefas normatizadas pela instituição e aquelas voltadas para o processo de cuidar.

Então, quais são os ambientes que podem promover o respeito e a dignidade das pessoas, assim como o compromisso e a presença dos enfermeiros ao lado das pessoas que vivem experiências de saúde? Quais são os métodos de prestação de cuidados que, ao mesmo tempo, podem assegurar a melhoria da qualidade do cuidado e avitalidade da organização? Estas e outras perguntas serão respondidas de acordo com o desenvolver do nosso trabalho, além do mais alerta-se que irão aparecer nomes de vários autores para nos ajudarem a entender sobre este magnífico tema “prestação dos cuidados de enfermagem”.
















1. PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM

A prestação de cuidados de enfermagem, insere-seno seio de uma constelação de fenómenos e acontecimentos. As características da maioria das instituições de saúde, as estruturas de organização, as múltiplas fontes de poder, os valores quantitativos centrados na produtividade tornaram-se, com a marcha do tempo, inadaptados ao crescimento e ao desenvolvimento da organização dos cuidados de saúde. Numerosos sinais se fizeram sentir.

Os recursosfinanceiros insuficientes, o pessoal desmotivado e insatisfeito, as taxas de absentismo e de mobilidade crescentes e o esgotamento do pessoal que cuida caracterizaram os nossos serviços de saúde custosos, mas desumanizados, centrados na técnica e na doença. Esqueceu-se a pessoa, o cliente, a família e o enfermeiro que cuida.

A conquista da autonomia e a procura de níveis cada vez mais elevadosda qualidade do desempenho profissional e dos cuidados prestados, aliados aos problemas quotidianos decorrentes da escassez de recursos humanos e financeiros, afectam os enfermeiros de todo o mundo e têm-nas motivado para a exploração de vias alternativas, onde surgem novas Concepções de cuidados de enfermagem e de novos modelos de organização da prestação dos mesmos cuidados. Esta preocupaçãotem-se manifestado ao longo dos anos, dando origem a uma evolução contínua, a partir da segunda metade do séc. XIX.

Os modelos tradicionais de organização de cuidados de enfermagem foram-se enriquecendo com novas concepções orientadas para a pessoa. É que, a boa prestação de cuidados implica uma componente de humanização - não é a pura satisfação de um direito formal; à competência técnica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobrecarga horária e prestação de cuidados de enfermagem
  • O uso da tecnologia da informática na prestação do cuidado de enfermagem.
  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM
  • Cuidados de enfermagem
  • Enfermagem: Cuidados
  • Cuidados de enfermagem em me
  • cuidados de enfermagem
  • cuidados de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!