prestação de contas com orgão público

Páginas: 8 (1997 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2014

FACULDADES CEARENSES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA:METODOLOGIA CIENTIFICA
PROF.ª. FRANCILEITE FURTADO











PRESTAÇÃO DE CONTAS
COM ORGÃOS PÚBLICOS











Alunas da CC14
Angélica Costa Serra
Érica Lima Veiga
Francianne da Silva Nascimento
Ivone Alves do Nascimento Façanha
Raquel Mendes Monte











Fortaleza
dezembro de 2009SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3
1.1. OBJETIVO 5
1.1.2 OBJETIVO GERAL 5
1.1.3. OBJETIVO ESPECÍFICO 5
2. JUSTIFICATIVA 5
3. REFERENCIAL TEORICO 6
4. METODOLOGIA 8
5. CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1.INTRODUÇÃO

As primeiras manifestações de Contabilidade, aproximadamente 2.000 a.c, foram feitas baseadas em um mercado de troca de mercadorias, porém só foi reconhecida como ciênciano século XIX. A Contabilidade aplicada no antigo Império Romano, 2.400 a.C., tinha uma contabilidade bem desenvolvida, como se pode supor pela imensidão do império, que exigia uma contabilidade pública capaz de organizar eficientemente uma vasta gama de recursos, distribuindo-os entre povos longínquos e de culturas díspares. Esta contabilidade ficava centralizada no Contador Geral do Estado, queera um cargo importantíssimo, pois além de cuidar da Contabilidade, cuidava também da gestão administrativa do império. Era mantido pelos romanos, um livro contábil para cada atividade e os registros contábeis eram num primeiro momento, gravados com estiletes pontiagudos em tábuas de cera, para em seguida serem transferidos para os livros contábeis. No Brasil, a maior parte do que se conhece sobrea História Antiga da Contabilidade provém das pesquisas feitas pelo historiador italiano Federigo Melis.
De acordo com a doutrina oficial brasileira, a Contabilidade é uma ciência social, onde seus profissionais que são chamados de Contabilistas, tem como objetivo de estudo o patrimônio líquido de Entidades, seus fenômenos e variações, tanto no que diz respeito aos aspectos qualitativos quantonos quantitativos, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira.
A Contabilidade é dividida em vários ramos, dentre eles a Contabilidade Pública que é aplicada a entidades sem fins lucrativos como a União, os Estados, os Municípios, as Autarquias, sendo elas Pessoa Jurídica de direito público. Seu escoporelaciona-se ao controle e gestão dos recursos públicos. A contabilidade pública está interessada também em todos os atos praticados pelo administrador, sejam de natureza orçamentária (previsão da receita, fixação da despesa, empenho, descentralização de créditos etc.) ou sejam meramente administrativos (contratos, convênios, acordos, ajustes, avais, fianças, valores sob responsabilidade, comodatos de bens,etc.) representativos de valores potenciais que poderão afetar o patrimônio no futuro.
Para melhor uso dos recursos e agilidade dos serviços buscados, em 1993 foi publicada uma Instrução Normativa de n° 3 – 19/04/1993, que buscava executar a descentralização dos programas federais, sejam eles para a assistência social, médica e educacional de natureza continuada, porém, decorrer dos anos surgiramoutras Instruções Normativas que foram alterando a mesma. Uma delas é a IN STN n° 01 de 15 de janeiro de 1997 que tem como objetivo a realização de programas de trabalho, projeto, atividades ou eventos com duração certa. Vale ressaltar que à execução de programas federais de atendimento direto ao público, nas áreas de assistência social, médica e educacional, não se enquadram à esta InstruçãoNormativa pelo fato das Entidades receberem seus repasses mensais para atendimento dessas necessidades. Para execução destes serviços é firmado um Convênio ou instrumentos similares entre Concedente (órgão ou entidade que fará a transferência voluntária) e Convenente (entidade que receberá o recurso para execução das atividades). Todo recurso repassado, ao final de um período, que varia de acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • Prestação de contas
  • Prestação de Contas
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • prestação de contas
  • Prestação de contas
  • Prestação de contas
  • Prestação de Contas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!