Pressuspostos E Conven Es

433 palavras 2 páginas
Introdução Falaremos dos pressupostos e convenções contábeis neste trabalho. Da mesma forma que os princípios e postulados, os pressupostos e convenções contábeis fornecem subsídios de informações, com a finalidade de qualificar as demonstrações contábeis e a sua análise. Pressupostos são fatos que não precisam ser provados e servem como axiomas de uma ciência ou idéia. Convenção é um acordo entre partes, que geralmente é documentado e tido como norma pelos seus signatários. Em alguns casos, como na contabilidade, as convenções surgem e se apresentam de forma tácita.

Desenvolvimento Os pressupostos contábeis têm a função de nortear a estruturação e confecção das demonstrações contábeis. São eles:
Pressuposto da competência: as transações devem ser reconhecidas quando ocorrem e não quando são recebidas.
Pressuposto da continuidade: as demonstrações financeiras devem ser preparadas segundo o pressuposto de que a entidade continuará em operação
Já as convenções contábeis são em maior número, e tem a função de facilitar a compreensão e explicar de forma mais clara e objetiva os princípios e pressupostos contábeis. São eles:
Convenção da materialidade: a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade.
Convenção da consistência: os critérios adotados no registro dos atos e fatos administrativos não devem mudar frequentemente. Refere-se a uniformidade, utilizando métodos e critérios uniformes ao longo do tempo para o registro dos fatos contábeis e elaboração das demonstrações financeiras.
Convenção do conservadorismo: o profissional da Contabilidade deve manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam

Relacionados