Pressupostos Processuais

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Trabalho de Ética Geral e Profissional

A Ética na Sociedade

A ética e a moral são normas que podem ser definidas com sendo sinônimas, pois definem os costumes e princípios que devem ser seguidos pela sociedade. Temos que fazer uma reflexão da ética e da moral para construirmos o nosso ser, pois o ser humano não nasceético, nem sabe o conceito da mesma, ele deve crescer e construir com seu próprio aprendizado seus princípios e valores. Somos seres livres, o que torna nossa responsabilidade maior, pois devemos ter a consciência que não podemos sair por ai e fazer o que quisermos; pois todo ato gera uma conseqüência.
O homem constrói sua própria natureza, cria sua própria cultura que se transforma na suarealidade, que não é igual a do outro, por isso temos conflitos uns com os outros na vida social; ai que surge a ética. Onde devemos buscar nos nossos princípios uma resposta para aquele conflito, toda sociedade tem nos seus antepassados uma cultura que é passada de geração em geração. Toda cultura possui regras com certo de grau de coerção, que pune alguém que não haja de acordo com essas regras, porisso é difícil ser diferente dentro dessa cultura (sociedade). Na sociedade em que vivemos temos regras sendo a maior delas nossa Constituição, nela é estabelecida que todos os seres humanos devem viver com dignidade e acesso a tudo que for necessário para seu desenvolvimento, ou seja, ter acesso a meios que o possibilite viver bem. Acontece que para ter acesso a estes meios tem ocorrido umainversão de valores, com a força capitalismo o homem esquece de alguns valores para conseguir riqueza, e o capitalismo faz com que o homem torne-se individualista numa corrida desenfreada atrás de bens materiais e atividades que visam o lucro.
A moral tem uma função de contribuir os meios citados a cima às pessoas, mas para que isto se complete é preciso uma mudança de atitudes das pessoas queé possibilitada pela ética com seus princípios e valores, deve ser aceita por todos, apesar das diferenças é a única forma de nos “acertarmos” uns com os outros sendo corretos e justos. A ética e a moral estão sempre ligadas a fim de fazer com que nós seres humanos possamos nos relacionar bem com outras pessoas, a ética visa nos lembrar dos princípios básicos que nos foram ensinados e seguir asregras que são propostas pela moral.
Na sociedade moderna o valor do capital esta se sobressaindo sobre o valor do ser humano, mostrando um individualismo por parte das pessoas. O autor nos mostra que o ser humano esta errado, pois devemos “trabalhar para viver” e não “viver para trabalhar e acumular riqueza”, pois nossa economia deve ser para melhorar nossa qualidade de vida. E a quantidadede consumo e riqueza não é sinônimo de qualidade de vida.
Tivemos na nossa política um grande avanço em relação a sistemas antigos, onde o poder era exclusivo de uma determinada elite. A política não deve ser controlada por uma pessoa ou por um grupo ela deve ter participação de todos. Nós controlamos quem entra e sai do governo, mas precisamos “escolher bem” os nossos representantes, pois elesdevem assumir um compromisso ético com a população. A ética na política deve ser introduzida para melhorar o nosso sistema de governo, corrigindo o excesso de formalismo através da participação da população.
Mas não podemos cobrar a ética e o compromisso somente de nossos representantes do governo, nós temos que ser éticos em primeiro lugar com nós mesmos, na sociedade em que vivemos,éticos naquilo que fazemos, por isso procuro sempre fazer as coisas de maneira correta, resgatando meus valores e princípios e respeitando os valores do próximo sem fazer para os outros aquilo que não quero a mim, por isso me avalio num comportamento acadêmico e social bom sem muitos conflitos.


A ecologia é a ciência que estuda as relações de intercâmbio e transformação de energia entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pressupostos processuais
  • Pressupostos processuais
  • Pressupostos processuais
  • Pressupostos Processuais
  • Pressupostos processuais
  • Pressupostos processuais
  • pressupostos processuais
  • Pressupostos Processuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!