Pressuposto

Páginas: 17 (4026 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013

Introdução
Um dos veículos de comunicação mais importante e mais antigo da sociedade é o jornal, por meio do qual adquirimos as notícias diárias.
Entende-se que a necessidade de informação é parte da condição humana e que o mercado jornalístico está cada vez mais competitivo, por isso há a constante intenção de inovar com o intuito de conquistar novos leitores.
Para obter a credibilidadedo leitor, o jornal utiliza-se de acontecimentos e
relatos da atualidade por meio do emprego de estratégias que criam efeitos de imparcialidade, levando-se em consideração a interação verbal, pois os jornais são dirigidos a diferentes leitores, com preferências diversas, necessitando, assim, de múltiplas temáticas para agradar a todos. Elegemos para realizar nossa pesquisa a notícia sobre asregras que o Conselho Regional de Medicina criou para o aborto de anencéfalos, foram selecionados os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo do dia 15 de maio de 2012.
Ambos os jornais utilizam o gênero jornalístico, são os de maior circulação em São Paulo, além de ter uma grande circulação a nível nacional. Os jornais possuem linhas editorias/ ideológicas diferenciadas, são concorrentes,suas produções são realizadas em São Paulo. Para a notícia selecionada foi usada um linguagem formal. Seus leitores são pertencentes às classes A e B,ou seja, de alto poder aquisitivo.

Folha de São Paulo
De acordo com o site Folha online, o jornal Folha de São Paulo, foi fundado no dia 19 de fevereiro de 1921 por Olival Costa e seu sócio Pedro Cunha, primeiramente intitulado como Folha daNoite. Em 1925, foi criada a Folha da Manhã, considerada a edição matutina da Folha da Noite e 24 anos mais tarde, fundou-se a Folha da Tarde. A década de 60 foi marcante pela união dos três títulos da empresa, quando surgiu o jornal Folha de São Paulo. Os cadernos são organizados por temas diários e suplementos com circulação nacional, tornando-se, assim, um jornal conhecido na imprensabrasileira. Segundo a ANJ (Associação Nacional de Jornais) a Folha oculpa hoje o segundo lugar no raking nacional de circulação com uma média de 286 mil exemplares.
A noticia selecionada foi publicada no caderno Cotidiano na pagina c6.
O Estado de São Paulo

De acordo com o site oficial do Estado, no ano de 1875, foi lançado o jornal A
Província de São Paulo, baseado nos ideais de um gruporepublicano, que era composto por cinco colunas largas, em quatro páginas. No ano de 1888, passou a ser dirigido por Júlio Mesquita, que deu início às inovações. Após dois anos, o jornal foi renomeado a O Estado de São Paulo.
Em 1902, O Estado de São Paulo passou a ser uma propriedade exclusiva da
família Mesquita.
É identificado com o pensamento "conservador" ou "neoliberal" no Brasil.Atualmente, o jornal é o quarto em circulação no Brasil, com uma média de circulação de 263 mil exemplares segundo a ANJ ( Associação Nacional de Jornais).
A noticia selecionada foi publicada na pagina A17 do caderno Vida.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o gênero a partir de sua análise,sendo possível, desse modo, verificar as ideologias, vozes sociais que, inseridas num contexto possibilita a relação entre os sujeitos da comunicação, a saber, o enunciador e os leitores do jornal.

I. Contexto Histórico
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir em julgamento que não é mais crime a interrupção da gestação de crianças anencéfalas. O Conselho Regional Medicina (CRM) publicaa RESOLUÇÃO Nº 1.989, DE 10 DE MAIO DE 2012 que determina como serão as regras e o procedimento para a autorização do aborto.
A palavra "anencefalia" geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo.
Trata-se de patologia letal. Bebês com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pressupostos
  • pressupostos
  • pressuposto
  • pressupostos
  • pressupostos
  • Pressuposto
  • pressuposto
  • pressuposto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!