pressssao alta

589 palavras 3 páginas
m um grupo de pessoas encontramos diversos tipos de estilo de vida, na maior parte das vezes não sabemos como cada um se cuida, algumas doenças são conhecidas e aparentes, outras são invisíveis e até a própria pessoa não sabe que a possui.

É importante estar preparado para uma emergência, pois nunca se sabe quando uma pessoa pode passar mal, na rua, em casa, na escola ou no trabalho.

É interessante conhecer mais a respeito da pressão arterial.

A hipertensão arterial é o aumento desproporcionado dos níveis da pressão em relação, principalmente, à idade. A pressão arterial normal num adulto alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg. Valores maiores indicam hipertensão (pressão alta).

A incidência de pressão alta é observada em relação a:

• Idade e Sexo: A pressão alta é mais comum nos homens do que nas mulheres, e em pessoas de idade mais avançada do que nos jovens.

• Genética: Pessoas com antecedentes familiares de hipertensão têm maior predisposição a sofrer da mesma.

• Estresse.

• Excesso de peso (obesidade).

Causas

As causas que provocam a pressão alta são muitas e variadas. Na maioria dos casos, a causa é desconhecida ou não está bem definida. Entre as causas conhecidas estão às doenças dos rins, das glândulas (endócrinas), do sistema nervoso, o abuso de certos medicamentos e a gravidez.

Sintomas

Na primeira fase a hipertensão arterial não apresenta sintomas, mas, à medida que os anos vão passando, eles começam a aparecer. Os mais comuns são: dor de cabeça, falta de ar, enjoos, visão turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidade, sangramento pelo nariz, palpitações e até desmaios.

A importância da pressão alta não está nos sintomas, mas nas graves complicações que podem provocar um enfarte agudo de miocárdio, ou um derrame cerebral e até a morte de forma instantânea.

Tratamento e prevenção

A melhor forma de prevenir a doença é mediante um controle periódico (tirar a

Relacionados