Pressão

Páginas: 11 (2664 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS NATAL
Disciplina: Instrumentação e Medição












PRESSÃO













Natal/RN
2014


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE















PRESSÃO





Trabalho entregue da
disciplina de Instrumentação e mediçãoaplicada à indústria do petróleo e gás com a
finalidade de obtenção da nota do segundo bimestre.







Natal/RN
2014





































"Idéias são o sangue da vida da ciência do petróleo."
- Hollis D. Hedberg, geólogo, 1969





SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 5
A MEDIÇÃO DE PRESSÃO E UM POUCO DE HISTÓRIA 6
PRIMEIRASPESQUISAS: PASCAL E TORRICELLI 7
DEFINIÇÃO 8
TIPOS E APLICAÇÕES 9
MEDIDORES DE PRESSÃO 12
O MUNDO DE PETRÓLEO E GÁS E A PRESSÃO...........................13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15






























5
INTRODUÇÃO

A pressão corresponde a uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças em um determinado espaço, dessa forma essagrandeza é utilizada em diversas áreas da ciência, entre elas, a instrumentação, a qual está nossa prioridade. A pressão também é uma propriedade intrínseca a qualquer sistema. Sendo assim, ela também pode ser favorável ou desfavorável para o homem.
A instrumentação como ciência responsável por desenvolver e aplicar técnicas de medição, indicação, registro e controle de processos de transformação,visando a otimização da eficiência dos mesmos, utiliza-se das mais avançadas tecnologias de fabricação para viabilizar os diversos tipos de medição de variáveis industriais, entre elas, podemos destacar a pressão, cuja sua medição possibilita não só sua monitoração e seu controle, como também de outras variáveis tais como nível, vazão e densidade.
O trabalho visa então de forma bem especifica adiscussão a respeito da variável “pressão” relacionando-o com a instrumentação, por consequência a sua medição e comportamento dentro de processos industriais, ressaltando, entretanto, antes o início das pesquisas relacionadas à pressão e os resultados obtidos a partir das mesmas. Para o mencionado trabalho foram analisados e lidos artigos e livros que discorrem sobre o devido tema de modo claramentesimples e didático, para que não só facilitar a compreensão dos discentes.














6
A MEDIÇÃO DE PRESSÃO E UM POUCO DE HISTÓRIA

A medição de pressão é ponto de interesse da ciência há muitos anos. No final do século XVI, o italiano Galileo Galilei (1564-1642) recebeu patente por um sistema de bomba d’água usada na irrigação.
O coração de sua bomba era um sistema desucção que ele descobriu ter a capacidade de elevar a água no máximo 10 metros. A causa desse limite não foi descoberta por ele, o que motivou outros cientistas a estudarem esse fenômeno.
Em 1643, o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) desenvolveu o barômetro. Com esse aparelho, avaliava a pressão atmosférica, ou seja, o peso do ar sobre a superfície da terra. Ele fez uma experiênciapreenchendo um tudo de 1 metro com mercúrio, selado de um dos lados e mergulhado em uma cuba com mercúrio do outro. A coluna de mercúrio invariavelmente descia no tubo até cerca de 760 m. Sem saber exatamente o porquê deste fenômeno, ele o atribuiu à uma força vinda da superfície terrestre. Torricelli concluiu também que o espaço deixado pelo mercúrio no começo do tudo não continha nada e o chamoude “vacuum” (vácuo).











7
PRIMEIRAS PESQUISAS: PASCAL E TORRICELLI


Blaise Pascal foi um aristocrata de família de magistrados que desempenhou relevante papel no que se diz respeito a pesquisas relacionadas a “pressão atmosférica”, tendo como forte influencia Torricelli, um importante estudioso que também teve estudos voltados a pressão atmosférica e o vácuo, através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRESSÃO
  • pressao
  • Pressão
  • Pressao
  • PRESSAO
  • Pressão
  • Pressao
  • Pressao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!