Preservação e manutenção de nascentes

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
Nascentes

Práticas recomendadas

Cercamento de Nascentes

Construção de cercas, fechando a área da nascente, num raio de 30 a 50 metros a partir do olho d’água: evita a entrada dos animais e, por conseguinte o pisoteio e compactação do solo. Manutenção do asseio, ou seja, a limpeza em volta da cerca para evitar que o fogo, em caso de incêndio, atinja a área de nascente.Enriquecimento da Vegetação

A vegetação em torno das nascentes funciona como barreira viva na contenção da água proveniente das enxurradas. Deve-se priorizar espécies nativas da região que geralmente são divididas em pioneiras e clímax.
Guapuruvu, bracatinga, ore lha, amoreira, pitanga, alecrim e sibipiruna são exemplos de espécies pioneiras, ou seja, de ciclo decrescimento rápido que produzem uma grande quantidade de sementes, facilitando assim a renovação natural da área plantada, já que possuem duração máxima de 20 anos. Exigem muita luz solar e servem para fazer sombreamento para as espécies clímax.
Óleo de copaíba, ipê, peroba, acácia, paineira, jacarandá, cedro, pau-brasil, angico, pau-de jacaré, pau-ferro, entre outras, são exemplos de espéciesde clímax, de desenvolvimento mais lento, que necessitam do sombreamento das espécies pioneiras para se desenvolverem. Produzem sementes e frutos e possuem vida média de 100 anos.
A mata ciliar não deve ser plantada em cima da nascente. Deve-se respeitar um espaço mínimo de 30 metros de distância. A renovação da vegetação junto à nascente deve acontecer de maneira natural.

Distribuição do usodo solo

A posição de uma nascente na propriedade pode determinar a melhor distribuição das diferentes atividades e também da infra-estrutura do sistema produtivo.
A área imediatamente circundante à nascente, em um raio de 50 m, é só e exclusivamente, uma Área de Preservação Permanente. A proibição de se fazer qualquer tipo de uso dessa área, é para evitar que, com um cultivo, por exemplo, anascente fique sujeita à erosão e que as atividades agrícolas de preparo do solo, adubação, plantio, cultivos, colheita e transporte dos produtos levem trabalhadores, máquinas e animais de tração para o local, contaminando física, biológica e quimicamente a água.
O pasto e os animais devem ser afastados, ao máximo, da nascente, pois, mesmo que os animais não tenham livre acesso à água, seus dejetoscontaminam o terreno e, nos períodos de chuvas, acabam por contaminar a água. Essa contaminação pode provocar o aumento da matéria orgânica na água, o que acarretaria o desenvolvimento exagerado de algas bem como a contaminação por organismos patogênicos que infestam os animais e podem atingir o homem.

Áreas de matas ciliares (APP) Legislativa

Percebeu-se, entretanto, que a práticaprofissional necessária ao cumprimento da nova responsabilidade não era para tanto exatamente suficiente e devidamente consagrada, o que tem constituído fator causal de muita controvérsia e desencontros legais a respeito.

A Resolução CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 303, de 20 de março de 2002, define em seu Artigo 3º as situações específicas em que são consideradas e constituídas asAPPs, Áreas de Preservação Permanente:
Art. 3º Constitui Área de Preservação Permanente a área situada: ....................................................................
II - ao redor de nascente ou olho d`água, ainda que intermitente, com raio mínimo de cinqüenta metros de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia hidrográfica contribuinte;....................................................................
IV - em vereda e em faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de cinqüenta metros, a partir do limite do espaço brejoso e encharcado;
O CONAMA, ratificando o entendimento do que é uma nascente, conceitua claramente nascente como uma manifestação do lençol freático em superfície.

Esta conceituação hidrogeológica pode ser constatada nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preservação das nascentes
  • PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE UMA NASCENTE LOCALIZADA EM LINHARES-ES
  • MANUTENÇÃO O E PRESERVAÇÃO DE ACERVO FOTOGRÁFICO DIGITAL 2
  • nascentes
  • nascentes
  • Nascente
  • Nascente
  • Nascente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!