Preservação Mesopotâmica e Egipcia

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Preservação das obras Mesopotâmicas.
Poucas obras da arquitetura mesopotâmica sobreviveram ao tempo, ou por que na sua maioria eram construídas com tijolos de barro, ou devido as inúmeras guerrasvividas pela região. As principais obras sobreviventes são de origem Persa. 
Zigurate de Ur




Fonte: http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/ur.htm
O Zigurate de Ur foi construídopara o deus da lua, Nanna, entre os anos de 2113 e 2096 a.C., e é um dos que se conservam em melhor estado, graças a Nabucodonosor II, cujo reinado durou entre 605 - 562 a.C., que ordenou suareconstrução depois que os acádios o destruíram.
O templo consistia em sete pavimentos e o santuário ficava no terraço superior. Acredita-se que na reconstrução tentou-se copiar a famosa Torre de Babel, hojedestruída. O acesso ao último pavimento era feito por escadarias intermináveis e estreitas que rodeavam os muros.

Zigurate de Akarkuf


Fonte:http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/akar.htm

 Logo acima, podem-se ver duas fotos do que sobrou do Zigurate de Akarkuf. Ele foi construído na periferia da atual Bagdá, na região em que viviam  os Cassitas, um povo antigo que viveuna Babilônia entre 1600-1200 a.C.
     Com o passar dos anos, os zigurates ganharam importância e houve uma nítida evolução na técnica de sua construção. O revestimento exterior, que inicialmenteera de tijolos secados ao sol, passa a ser feito de tijolos cozidos, posteriormente envernizados ou esmaltados; os artifícios de construção se multiplicaram. A fim de permitir a construção de ziguratesde grande altura, elementos vegetais eram colocados entre as camadas de tijolos; resistindo à tração, estes elementos tinham o papel que hoje exercem as mantas de contenção plásticas ou metálicascolocadas nos aterros. Enquanto que no zigurate de Ur havia esteiras de juncos a cada seis ou oito camadas de tijolos, em Akarkuf estas esteiras eram reforçadas por cabos vegetais, estando o conjunto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Civilizações Mesopotâmicas e Civilização Egípcia
  • A Arte Mesopotâmica e a Arte Egípcia
  • Arte egipcia e mesopotamica
  • Civilizações Egípcias e Mesopotâmicas
  • Caracterização das Artes Egípcias e Mesopotâmica
  • Analise comparativa das questões históriográficas e arqueológicas relativas a civilização egípcia e mesopotâmica
  • Preservação
  • preservação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!