Prescri O Medica 1e2

420 palavras 2 páginas
|
A APISPHARMA PHARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO participa da Campanha Receita Correta no Estado de Mato Grosso iniciativa das farmácias de manipulação.

Uma prescrição( também conhecida como receita médica) é a indicação de medicamentos que um paciente deve tomar. È indicado pelos médicos, nutricionistas, dentistas e veterinários e compete aos farmacêuticos obrigatoriamente a venda ou entrega dos medicamentos.
De acordo com a legislação vigente, as receitas deverão ser legíveis, sem rasuras ou emendas e devem conter nome do paciente, fármacos utilizados e suas quantidades, forma farmacêutica pretendida, indicação quanto à administração do medicamento, nome endereço, assinatura e carimbo do prescritor.
O prescritor deve indicar a matéria-prima ou substância bioativa constituinte e sua quantidade. Se em um ou mais casos essa quantidade ultrapassar as doses consideradas máximas, cabe ao farmacêutico entrar em contato com o prescritor para confirmação/ajuste da dose prescrita.
Depois de indicar a composição pretendida, o profissional menciona a forma farmacêutica desejada.
Ele deve mencionar na receita o modo e a frequência de administração do medicamento, indicando, assim, a posologia. COMO DEVE SER UMA RECEITA?

De acordo com as exigências legais, uma prescrição deve conter:
1. Nome do profissional de saúde prescritor e respectivo número de inscrição no Conselho Regional correspondente
2. Nome e endereço do paciente
3. Modo de uso
4. Fórmula com os nomes das substâncias ativas, segundo a denominação Comum Brasileira(DCB), e respectivas dosagens
5. Quantidade total desejada do produto
6. Posologia (modo de usar o produto)
7. Carimbo e assinatura do profissional de saúde prescritor
8. Endereço e telefone do consultório ou clínica.
Recomendações Importantes:
O modelo a seguir é um exemplo de como deve ser uma receita médica de controle especial, segundo as recomendações dos Códigos de Ética Médica e Farmacêutica , das leis sanitárias e do Código de proteção e Defesa do

Relacionados