Preposi O Defini O Cristian

465 palavras 2 páginas
PREPOSIÇÃO DEFINIÇÃO
Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro, ou seja, o regente e o regido. Isso significa que a preposição é o termo que relaciona substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Junto com as posposições e as raríssimas circumposições, as preposições formam o grupo das adposições.
Exemplos:
Os alunos do colégio assistiram ao filme de Walter Salles e ficaram inspirados.
Obs.:
Teremos como elementos da oração os alunos, o colégio, o verbo assistir, o filme, Walter Salles e a qualidade dos alunos comovidos. O restante é preposição. Observe: "do" liga "alunos" a "colégio", "ao" liga "assistiram" a "filme", "de" liga "filme" a "Walter Salles". Portanto são preposições.
O termo que antecede a preposição é denominado regente e o termo que a sucede, regido.
Exemplos:
Os alunos do colégio (...)
Obs.: os alunos, elemento regente; o colégio, elemento regido.

Locução prepositiva
Chamamos de locução prepositiva o conjunto de duas ou mais palavras que, exercendo a função de uma preposição, estabelece a ligação entre dois termos.
Exemplos:
"Os detetives resolveram o enigma depois de muito esforço."
"Ele se mostrou a par de tudo que acontecera."
Observação: As locuções prepositivas têm sempre, como último componente, uma preposição.

Preposições
Você notou que entre as palavras – “brinquedo e pelúcia”, “caixa e bombons” há um termo que teve a função de ligá-las, não é mesmo?

Caso quiséssemos escrevê-las sem estes termos, elas ficariam sem sentido, pois na primeira frase revela o instrumento do qual os brinquedos são feitos, ou seja, de pelúcia.

E na segunda, indica o objeto que compõe a caixa, no caso, os bombons.

Através desta análise podemos concluir que as preposições são termos que ligam duas palavras entre si em uma frase ou oração.

Outro detalhe importantíssimo que precisamos saber é que as preposições são

Relacionados