Preposiçoes

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
RESUMO DO CAPÍTULO 3

Jogos, brincadeiras e resolução de problemas

Atualmente há diversos tipos de matérias a disposição, por isso é preciso ter conhecimento dos objetivos das aulas, paradefinir adequadamente que material será utilizado.
Apartir do planejamento das aulas é essencial estabelecer relação entre os materiais e o objetivo.
Os jogos e brincadeiras podem ajudar na interação dealunos entre alunos, alunos e professor. Estimulam a cooperação, contribuem para o processo continuo de descentração, auxiliando na superação do egocentrismo infantil ao mesmo tempo em que ajudam naformação de conceitos. Isso significa que elas atuam no campo cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal. Eles permitem integrar as representações sociais adquiridas pela observação da realidade edos percursos percorridos no jogo. Podemos afirmar que os jogos auxiliam a aprender e pensar e a pensar sobre o espaço em que se vive.
A importância de se trabalhar deste modo didático de educaçãogeográfica e grande, auxiliando o desenvolvimento intelectual do aluno que, aprendendo melhor vivencia as atividades e é colocado em situações de desafio, organizando esquemas e raciocinando sobre oconteúdo abordado.
Ao utilizar esses tipos de atividade possibilita a inclusão dos alunos com dificuldade de aprendizagem, pois eles terão de pensar, analisar e relacionar as possibilidades de ação ecriação de estratégias, o que contribui para melhorar o raciocínio. Mas exige que o professor organize os materiais, defina seus objetivos e planeje as aulas, o que necessita ter capacidade de gestão deaula, fazendo uma analise prévia e ter um conhecimento sobre o aluno, dos percursos didáticos e do modo como os conteúdos serão explorados.
Os jogos e brincadeiras são situações que estimulam a tomardecisões e a cooperar com os demais jogadores.
A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, até mesmo na brincadeira solitária a criança, pelo faz de conta, imagina que esta conversando com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • preposições
  • Preposições
  • Preposições
  • Preposições
  • preposições
  • Preposições
  • Preposições
  • Preposições

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!