Preparo E Padroniza O Da Solu O De Hidr Xido De S Dio O 1 M

1746 palavras 7 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI)
TÉCNICO EM QUÍMICA

DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO

ALISON SILVA FERREIRA
ROMULO BARBOSA
TURMA S018647

FEIRA DE SANTANA
2015
ALISON SILVA FERREIRA
ROMULO BARBOSA

DETERMINAÇÃO DE CLORO ATIVO

Relatório de Caráter Avaliativo da Disciplina Análises Químicas do Curso Técnico em Química do SENAI / Feira de Santana para Obtenção de Nota na Disciplina, sob Orientação da Prof.ª Cíntia Reis.

FEIRA DE SANTANA
2015
1 INTRODUÇÃO

Solução é uma dispersão particular homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, um estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estejam em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias (RAMOS & MENDES, 2004).
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções em: soluções saturadas (contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade, não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo), soluções insaturadas (contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura) e soluções supersaturadas (instáveis) que contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura (INFO ESCOLA, 2015).
As propriedades das soluções (i.e. cor, sabor, etc.) dependem de sua concentração, dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. A concentração é expressa, comumente, em mol(s) do soluto por litro de solução. Tal concentração é chamada de molaridade da solução (RAMOS & MENDES, 2004).
São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecido. É desejável que a concentração das soluções de trabalho possa ser determinada com erro inferior a 0,1% (INFO ESCOLA, 2015). Quando o reagente não é disponível em sua forma mais pura, como no

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas