preparo diaaquadioxalatocromato(III) de potássio

1125 palavras 5 páginas
1- Objetivo
Estudar as condições reacionais e reagentes necessários para a síntese dos diferentes complexos formados pelo íon Cr(II) com o ligando oxalato(C2O42-).

2- Introdução
Compostos de coordenação
Basicamente, um composto de coordenação é quando um íon metálico se “liga” a um grupo doador de elétrons. Pode-se dizer então que na formação de um complexo o íon metálico funciona como um ácido de Lewis(recebe pares de elétrons) e o ligando como uma base de Lewis(doador de elétrons). Em termos estruturais, o íon metálico fica localizado no centro da estrutura sendo rodeado por seus ligantes.
Ex:

Figura 1 - Íon cobalto complexado com amônia
Para que um íon ou molécula funcione como um ligando(base de Lewis), este deverá possuir par ou pares de elétrons não compartilhados, afim de que este(s) possam estabelecer novas ligações. Quanto a natureza dos ligandos, estes podem ser ânions, moléculas neutras ou espécies carregadas.
Na maioria dos complexos, um ligando liga-se somente por um ponto ao átomo central, sendo então apenas uma ligação por cada íon-ligando. Contudo há ligandos que possuem mais de um par de elétrons que podem ser compartilhados, que possibilitam mais de um ponto de ligação fazendo com que haja a formação de anéis denominados quelatos.
Agentes quelantes
Substâncias que quando complexadas formam estruturas em forma de anéis. Essa característica deve-se ao fato de possuírem mais de um grupo doador de pares de elétrons, possibilitando assim que a ligação com o metal seja feita em mais de um ponto. O composto formado é denominado quelato. Devido a sua estrutura cíclica, os quelatos possuem maior estabilidade que os complexos formados por ligandos monodentados. A constante de estabilidade está relacionada com o ∆G° da seguinte maneira:
∆G°= -RTlnβ
∆G°= ∆H° - T∆S°
Pelas equações acima verifica-se que o ∆G° é tanto mais negativo quanto mais negativo for o ∆H° e quanto mais positivo for ∆S°.

Na formação de complexos com

Relacionados