preparo de soluções

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
HISTÓRIA DA QUÍMICA ATIVIDADE II
1. De acordo com as ideias de Thomas Khun sobre o processo de construção do conhecimento científico, o que caracteriza o período de ciência normal e o período deciência revolucionária?
O paradigma é quem caracteriza os dois períodos.
Analisemos: o conceito, as leis aceitas na comunidade científica, as bases adotadas e aplicadas pelo meio científico, eesses conhecimentos aceitos por esta comunidade que é denomina ciência normal. Já a ciência revolucionária cria teorias, ou até mesmo por meio da experimentação vem questionar o paradigma atual, e quandoencontra uma falha ela vai aos poucos introduzindo suas descobertas no meio cientifico, e com o acumulo de evidências contrárias ao conhecimento atual, este vai perdendo sua credibilidade e dandoespaço ao novo conhecimento advindo da ciência revolucionária.

2. Quais as ideias defendidas por August Comte e por que essas foram questionadas por outros filósofos contemporâneos?
A ideia de GastonBachelard vem em oposição ao positivismo proposto por Augusto Comt, pois no positivismo podemos dizer que o conhecimento cientifico surge da observação, e com a observação vem a coleta de dados(Informações) e após a coleta, vem a análise “PURA”, dos dados que gera a resposta que é o conhecimento científico.
Bachelard acredita que não existe análise pura dos dados, pois temos diversas influenciasque direcionam o nosso raciocínio, sendo impossível analisar puramente algo, por conta de nossos conhecimentos prévios.
Ele ainda propõe que nessa trajetória de evolução do conhecimento científicoexistem diversos obstáculos ao aprendizado, que ele denomina “Obstáculos Epistemológicos”.

3. Descreva as concepções de Lakatos sobre a construção do conhecimento cientifico, explicando o quesignifica o cinto de proteção e núcleo firme.
Lakatos descreveu que "A filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega" (LAKATOS, 1983;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparo de soluções
  • preparo de soluções
  • Preparo de soluções
  • Preparo de soluções
  • Preparo de soluções
  • Preparo de Soluções
  • Preparo de soluçoes
  • preparo de soluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!